Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fóruns da EMERJ promovem debate a respeito de rodeios e vaquejadas


Fóruns da EMERJ promovem debate a respeito de rodeios e vaquejadas
clique na imagem para ampliar

“A experiência nos mostra que os seres humanos têm uma relação de afeto com outras espécies e que muitas vezes as tratamos como membros da família. As pessoas sofrem quando um animal de estimação sofre, além de que, muitas vezes, quando um casal se separa, há uma discussão para saber quem ficará com o animal de estimação. Temos uma relação de amor. Ao mesmo tempo, temos a capacidade das maiores crueldades com os animais quando não os vemos como seres capazes de sofrimento, de afeto e de comunicação. Precisamos discutir isso de forma séria. No Brasil, muitos dizem que os rodeios fazem parte da cultura e da tradição, mas nem todas as tradições se justificam e são boas; elas vão mudando ao longo do tempo”, disse o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento da última sexta-feira, dia 4.


Promovido pelo Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti em conjunto com o Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal, ambos da EMERJ, o webinar “Rodeios e Vaquejadas: aspectos penais sobre maus tratos a animais” foi realizado via plataforma Zoom e transmitido também pelo canal oficial da Escola no YouTube.


Em sua fala, o presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, parabenizou a Escola pela homenagem no nome do Fórum: “O André foi muito feliz quando sugeriu que abraçasse o nome Cláudio Cavalcanti, aderindo-o ao Fórum. Tive a oportunidade de participar da homenagem na semana que ele faleceu, por todo o trabalho dele notadamente como legislador, e ele merece agregar seu nome historicamente ao Fórum”.


Ator e legislador, Cláudio Cavalcanti aprovou mais de 20 leis, em vigor, na defesa dos animais, como circo com animais, rinhas de cães, entre outras. A secretária-geral da EMERJ e presidente do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti, professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, completou a fala do magistrado:


“Cláudio foi um legislador que só tinha uma bandeira, que era a defesa dos animais. Por isso, ele foi muito ridicularizado e criticado, em uma época na qual ele foi um desbravador. Essa homenagem é muito justa”, disse.


Participaram como palestrantes no encontro o professor Daniel Braga Lourenço e a juíza Rosana Navega Chagas, que falou a respeito da única vez em que viu um rodeio.


“Eu vi de perto um rodeio, sei como é feito e acredito que isso só existe porque as pessoas não sabem o que acontece nos bastidores. As pessoas que vão, os pais que levam seus filhos, eles só estão ali por não saber o que acontece por trás da arquibancada. Rodeio é um espetáculo de sadismo e de crueldade. Eles fazem as maiores atrocidades com os bois, com cinturões, para causar dor e agonia nos animais, pois só com isso ele pulará para abrir o espetáculo. Há também a necessidade de estressar o animal para que ele demonstre uma agressividade que ele não tem”, contou a juíza.


Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=DaF9J641hgs&t=731s&ab_channel=Emerjeventos



09 de dezembro de 2020