Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia propõe reflexão sobre pandemia e dignidade da pessoa idosa


Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia propõe reflexão sobre pandemia e dignidade da pessoa idosa
clique na imagem para ampliar

"Como estão nossos idosos?" foi a primeira questão proposta pela presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, no webinar "Os Cuidados e a Dignidade da Pessoa Idosa em Casa e nas Instituições de Longa Permanência". A transmissão ocorreu pelas plataformas Zoom e YouTube, nesta quarta-feira (27). Mais de 500 pessoas assistiram o webinar.


"Se nesta fase de pandemia nós não conseguirmos propor uma política de cuidados para as pessoas idosas, dificilmente conseguiremos no futuro, porque o coronavírus aumentou a demanda do cuidado e realçou a sua importância", disse a economista e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano. Ela revelou que o número de cuidadores de idosos no Brasil é de 4,8 milhões, e desse total, 66% são mulheres. A economista ainda divulgou que 5,4 milhões de brasileiros moram sozinhos, e que 66,3% são mulheres. Com isso, a presidente do Fórum levantou outra questão, sobre o isolamento radical, em que as pessoas idosas não recebem visitas de seus familiares para que não haja a transmissão de Covid-19 e afirmou: "Cuidado não é visita, o que deve-se fazer é seguir o protocolo de higienização absoluta".


A médica geriatra Karla Giacomin destacou em sua palestra os problemas enfrentados pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS) e propôs, como forma de reduzir o sofrimento dessas organizações, as seguintes metas: "reduzir a morbimortalidade entre as pessoas infectadas, minimizar as chances de transmissão, garantir a proteção dos trabalhadores envolvidos, manter o funcionamento da ILPIS e manter a comunicação entre os hóspedes e seus familiares. A restrição de contato externo não pode significar a sensação de desamparo", disse a médica Karla Giacomin.


A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Proteção Idosa e à Pessoa com Deficiência, Cristiane Branquinho, declarou que há a necessidade de se criar propostas políticas para a pessoa idosa: "No Brasil, somos muito carentes de políticas. Nós temos que pensar em fortalecer e implementar novas políticas e olhar mais para as ILPIS". A juíza Maria Aglaé Vilardo sugeriu que haja uma vara especializada para os idosos no Estado do Rio de Janeiro, diferentemente da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que existe atualmente.


O próximo evento do Fórum será do dia 24 de junho. Para se inscrever, acesse a aba "Eventos Gratuitos" no site da EMERJ.


O webinar pode ser acessado na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=-ieZTL5E8j8



28 de maio de 2020