Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Fórum da EMERJ reúne participantes de seis estados da federação em debate sobre a pandemia da Covid-19


Fórum da EMERJ reúne participantes de seis estados da federação em debate sobre a pandemia da Covid-19
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da EMERJ realizou, nesta terça-feira, 19, o segundo seminário do ciclo de palestras com 4 web-seminários, desta vez para debater a pandemia da Covid-19 de forma interestadual. O evento foi transmitido pela plataforma Zoom e pelo YouTube.


Participaram do seminário a presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo; as médicas Maria Goretti Maciel e Leonor Baptista Schwartsmann; os professores Aurélio Tomaz da Silva Briltes e Gustavo Bezerra de Alencar; o juiz João Batista Damasceno; e o médico Josimário Silva.


“Hoje, temos um grupo de profissionais da área jurídica e de saúde, participantes de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro. O que está acontecendo atinge a todos neste país de dimensões continentais e que tem suas peculiaridades. Hoje, o objetivo é trocar ideias e apoio para enfrentarmos a pandemia. Infelizmente, não está sendo fácil, e estamos sentindo isso por estarmos dentro do olho do furacão”, comentou a presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé na abertura do evento.


A médica Maria Goretti comentou os riscos que os profissionais da saúde enfrentam no combate à epidemia, e deu o ponto de vista pessoal sobre uma comparação que surge frequentemente: “Muita gente ainda faz uma analogia, sobre a vivência da pandemia, com guerra. Normalmente, as pessoas falam que é uma guerra contra o vírus. Particularmente, não gosto da analogia, pois não vivemos uma guerra; temos a missão de cuidar de pessoas, e isso torna tudo diferente, já que não temos heróis, e sim profissionais responsáveis e com conhecimento para o trabalho de cuidar das pessoas que estão completamente fragilizadas e vulneráveis. Ao mesmo tempo, nós também estamos correndo riscos. Precisamos cuidar das pessoas mesmo estando sujeitos à contaminação e até mesmo a morrer”, explicou.


“A sociedade tem um papel importante; uma parte da luta, que é o distanciamento social e as medidas protetivas, está em nossas mãos, enquanto cidadãos. Precisamos unir esforços, e deliberar na busca de caminhos prudentes, enquanto ainda há tempo. Precisamos construir os caminhos e aprender com a pandemia a não sermos os mesmos de antes”, disse o médico Josimário Silva.


Os palestrantes também comentaram sobre a queda nas doações de sangue e apontaram as semelhanças entre a pandemia do novo coronavírus e a pandemia da peste bubônica, que matou milhões de pessoas e é considerada a epidemia mais devastadora da história da humanidade.


A transmissão está disponível e pode ser assistida no canal oficial da EMERJ no YouTube.


19 de maio de 2020