Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialistas discutem “Persecução Cível” em evento da EMERJ


Especialistas discutem “Persecução Cível” em evento da EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu um webinar, nesta quinta-feira, dia 13, para debater a respeito da “Influência da Lei 13.964/2019 na Lei de Improbidade Administrativa: acordo de não persecução cível. Desafios do acordo de não persecução cível em improbidade administrativa”. O evento foi realizado na plataforma Zoom.


Participaram a presidente do Fórum, desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo; o procurador do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Binenbojm; o promotor de Justiça Emerson Garcia; o professor Fábio Medina Osório; o advogado Francisco Zardo; e a advogada Thaís Marçal.


O procurador do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Binenbojm destacou a importância do tema e do debate:


“O tema proposto é dos mais atuais e instigantes, que é a influência da Lei 13.964/2019 em matéria de improbidade administrativa. Essa lei, como todos sabemos, consubstanciou o chamado Pacote Anticrime, apresentado pelo então ministro da Justiça, Sérgio Moro. Isso foi objeto de uma grande discussão no Congresso Nacional. A lei promoveu uma ação expressa na Lei de Improbidade Administrativa, alterando dispositivos dela”, disse.


O advogado Francisco Zardo comentou a Lei Anticorrupção:


“Com a vigência da Lei Anticorrupção, especialmente com o incremento da Operação Lava Jato, os acordos - em matéria de improbidade - ganharam fôlego. Em 2018 isso já era debatido e gerava desconforto diante da vedação legal. Deve ser muito saudado o projeto anticrime quando inseriu essa disposição prevendo a possibilidade do acordo de não persecução cível. Ele encerrou o desconforto na celebração do acordo que existia antes, apesar da vedação legal”.


O evento também foi transmitido no YouTube. É possível acessar o encontro pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=rqI4NVjxmVk


14 de agosto de 2020