Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialistas celebram o aniversário de um ano da Patrulha Maria da Penha em evento da EMERJ


Especialistas celebram o aniversário de um ano da Patrulha Maria da Penha em evento da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“Estamos comemorando um ano da Patrulha Maria da Penha, que vem desenvolvendo um trabalho muito importante e fundamental na ação de repressão e também de prevenção da violência doméstica contra a mulher. É um trabalho pioneiro, que começou aqui no Rio de Janeiro, atuando em todos os municípios, com todas as comarcas. Precisamos enfrentar esse problema, que é muito sério, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, que é a violência contra a mulher”, disse o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador André Andrade, na abertura do evento comemorativo “1 ano da Patrulha Maria da Penha e seus resultados”, promovido pelo Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, da EMERJ, nesta terça-feira, dia 25.


“Toda mulher tem que ter direito à justiça, educação, de falar e ser ouvida, e à saúde. Mas, para mim, toda mulher do Brasil também precisa ter direito a uma Patrulha Maria da Penha igual a do Rio de Janeiro”, disse a presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello.


Também participaram do encontro a vice-presidente do Fórum, juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard; o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda; o coordenador de assuntos estratégicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), coronel Max William Coelho Moreira de Oliveira; as juízas Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, Elen de Freitas Barbosa, Juliana Cardoso e Leidejane Chieza Gomes da Silva; a procuradora de Justiça Carla Araújo; a promotora de Justiça Lucia Iloísio; a defensora pública Vanessa Gaio; a diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Sandra Maria Pinheiro Ornellas; a secretária interina de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Cristiane Lamarão; e a presidente do Conselho Estadual dos Direito das Mulheres (CEDIM), Helena Piragibe.


O coronel Rogério Lacerda falou a respeito da polícia no Rio de Janeiro, destacando o trabalho que está sendo realizado. Em sua fala, comentou a necessidade de se dar visibilidade à atividade para servir de exemplo.


“A missão da Polícia Militar é a prevenção; então, buscamos ter policiais capacitados em todas as unidades. O tema está sempre sendo divulgado dentro da instituição; nossos policiais estão entendendo nossoS objetivos, aonde queremos chegar. Almejamos ser referência em todo o país e temos que buscar prêmios nacionais e internacionais para que o nosso esforço seja visto e usado como exemplo”, disse.


Complementando a fala do coronel Rogério Lacerda, a delegada Sandra Ornellas comentou a mudança de pensamento dos policiais militares ao se depararem com a realidade das mulheres vítimas de violência.


“Ocorre uma mudança quando falamos de violência doméstica. O policial que se envolve verdadeiramente com um processo de prevenção, tendo contato com as vítimas e vendo a verdade que existe ali, ele muda. Já vi muitos policiais que mudaram, e isso é bom, pois, quando conseguimos mudar pessoas, mudamos a instituição como um todo”, afirmou.


O coronel Max William apresentou dados atualizados de 2020 a respeito do atendimento da Patrulha Maria da Penha no estado do Rio de Janeiro.


“Foram 23.109 fiscalizações de medidas protetivas de urgência; 4.480 visitas de acompanhamento, além das visitas domiciliares e da assistência à mulher vítima; 1.846 ações sociais, como campanhas, doações e eventos; 11.382 mulheres atendidas; 8.688 mulheres inseridas no programa; e 190 prisões de autores de violência contra a mulher”.


O evento, que marcou a 86ª reunião do Fórum, foi realizado na plataforma Zoom e transmitido também no YouTube, sendo possível acessá-la pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8J5CinrfeHY





25 de agosto de 2020