Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialistas apontam a importância da mediação durante a pandemia


Especialistas apontam a importância da mediação durante a pandemia
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou, na úiltima sexta-feira, 26, o webinar “Mediação: medo e esperança”.


A abertura foi conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade.


Participaram do evento virtual o presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury, e os mediadores Juan Carlos Vezzulla, Paula Calainho e Márcia Maria Ferreira Calainho.


O presidente do Fórum, desembargador César Cury, falou sobre a importância da mediação em momentos como o atual, vivenciado pelo mundo.


“A mediação e os métodos consensuais de um modo geral rompem uma tradição, subvertem um paradigma e apresentam formas diferentes de solução de conflitos da sociedade. Eles chegam em um momento muito importante para as pessoas, pois vivemos em uma sociedade extremamente dividida em setores, nichos e tribos, cujo ambiente de hostilidade e de conflitualidade se exaspera a tal ponto que começa a causar preocupações estruturais e institucionais, ampliando a perda de entretecimento social e a falta de coesão social, de modo que a sociedade se coloca em pólos opostos e hostis. Estamos perdendo aquilo que talvez seja o maior recurso humano, que é a capacidade de diálogo, do entendimento e da construção de consenso a partir de interesses em comum”, disse.


A mediadora Paula Calainho também citou a pandemia da Covid-19: “Estamos entrando em um cenário de colapso, e não digo isso pela pandemia. Os conflitos, as doenças ocupacionais trazidas por um estresse crônico do trabalho, e o conflito entre trabalho e família são conceitos que estudamos e são realidades que têm cada vez mais espaço e acontecem com mais frequência. Claro, a pandemia potencializou todas essas questões, mas elas já vêm acontecendo”.


Em sua fala, o mediador Juan Vezzulla comentou que, mesmo após uma separação, existe um contato entre o casal, especialmente em casos onde há filhos.


“Precisamos tomar decisões que realmente atendam às necessidades de todos os membros da família. Não podemos separar as questões que têm a ver com a separação de um casal, pensão, visita da guarda ou administração de bens, não; temos que pensar na família como um todo, como uma estrutura. Não há motivos para mudar o relacionamento da família”, disse.


O webinar também marcou o lançamento do livro “Mediação: medo e esperança”, com download gratuito na Amazon, em parceria com a editora Cravo. O encontro foi realizado na plataforma Zoom e YouTube, sendo possível acessar a transmissão pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=9mfIwoQkoN8



29 de junho de 2020