Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialista dá dicas de como se preparar para a comunicação a distância em tempos de eventos virtuais


Especialista dá dicas de como se preparar para a comunicação a distância em tempos de eventos virtuais
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente dos Juízos Cíveis promoveu, nesta terça-feira, 07 de julho, o webinar "Comunicação Assertiva a Distância", que tratou do tema "Novas Formas de se Comunicar em Tempos de Pós-Pandemia".

O encontro virtual foi aberto pela desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, presidente do Fórum, que apresentou o convidado.


O professor, consultor e escritor Ney Pereira, especialista em marketing e neurociência pedagógica, falou sobre as mudanças na comunicação em tempos de eventos virtuais: "A responsabilidade é maior quando a comunicação é a distância".


Ney Pereira destacou a importância de filtrar a informação e de ser objetivo: "A comunicação não é o que você fala, mas como você fala. Não adianta falar bonito, citar autores e poemas, se a pessoa não é objetiva. A informação excessiva gera ‘infobesidade’, gordura na informação. É preciso fazer uma ‘lipoinformação’ na fala, ir direto ao ponto".


Para o professor, a fala não pode ser prolixa: "É possível persuadir e convencer em poucos minutos". Para ser objetivo e falar somente o necessário, ele sugere montar um roteiro dividido em blocos. Em relação à tecnologia, o professor ressaltou a importância de uma boa conexão com a internet para evitar áudios cortados e imagens ruins durante os eventos.


Para garantir a atenção, Ney Pereira deu algumas dicas práticas: "É preciso evitar a aparência desleixada e o vestuário inadequado". Ele ainda falou sobre a importância da iluminação e destacou: " A webcam deve ser posicionada na altura dos olhos".


Sobre o preparo do ambiente, o professor sugeriu um fundo neutro e isolamento acústico caseiro para evitar barulhos externos. "O mundo virtual é só o que entra na câmera, não o que está em volta", concluiu.


Para assistir a palestra acesse o canal do Youtube da EMERJ, https://www.youtube.com/user/EMERJeventos/featured



07 de julho de 2020