Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promove lançamento do livro “Mediação: medo e esperança”


EMERJ promove lançamento do livro Mediação: medo e esperança
clique na imagem para ampliar

“A EMERJ nos dá a oportunidade de continuarmos com as discussões, troca de conhecimentos e informações. Hoje, temos o lançamento de uma obra maravilhosa, da qual tive a honra de fazer o prefácio, e que teve a coordenação da mediadora Márcia Calainho. É uma obra atual, que aborda temas relevantes da mediação e da política pública da consensualidade”, comentou o desembargador César Felipe Cury na abertura do encontro que marcou o lançamento do livro “Mediação: medo e esperança”, nesta sexta-feira, dia 3.


Também participaram do evento a mediadora Márcia Calainho; o promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Humberto Dalla; e a advogada Samantha Pelajo. O encontro foi realizado na plataforma Zoom e também teve transmissão pelo YouTube.


A mediadora Márcia Calainho falou sobre o desafio de coordenar e lançar um livro durante a pandemia.


“Publicar um livro é uma aventura que começa de uma maneira muito simples e prazerosa, mas se desenvolve de forma complexa. O que dizer sobre publicar um livro durante a pandemia? Quase impossível. Como divulgar? Como fazer o lançamento? Como tornar a obra pública? Tudo isso foi possível pois tivemos duas forças nos ajudando muito. Primeiro, a Editora Cravo, que é portuguesa, nova, mas muito eficiente. Ela tem foco em trabalhos acadêmicos e tornou isso tudo possível, auxiliando na parte de confecção, diagramação, organização do livro, além de todo o sistema de divulgação nas redes sociais. E, claro, a EMERJ, por abrir as portas para a gente, possibilitando a divulgação do trabalho de tantos autores”.


Em sua fala, o promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Humberto Dalla apontou para a troca de experiências entre Brasil e Portugal.


“Podemos dizer que este livro é uma aproximação da doutrina brasileira com a portuguesa, já que temos tantos pontos semelhantes, sobretudo no processo civil, na legislação de mediação e de arbitragem. Temos, no nosso ordenamento e jurisprudência, casos de extrema relevância e que podem ser de proveito para a doutrina portuguesa. Por outro lado, temos a oportunidade de aprender com eles, pois já estão em um ponto mais avançado do que a gente em alguns aspectos. É uma troca de experiências”, disse.


“É uma honra em vários sentidos. Tive a oportunidade de escrever junto com meu orientador, professor Fernando Gama, e a parte que me coube no artigo foi sobre um tema que me encanta muito, que é a participação do advogado na mediação. Gostaria de dizer também que, olhando para os autores do livro, posso afirmar que são todos amigos e profissionais altamente gabaritados”, ponderou a advogada Samantha Pelajo.


A transmissão do encontro pode ser acessada na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?



03 de julho de 2020