Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Em webinar, professores falam sobre conceitos da Roma Antiga


Em webinar, professores falam sobre conceitos da Roma Antiga
clique na imagem para ampliar

"Nós iniciamos este Fórum com o tema que deu origem a ele, que é o estudo da História Antiga e do Direito, pois, com o tempo, nós fomos ampliando os debates. Já discutimos sobre religião, movimentos minoritários e racismo", disse o presidente do Fórum Permanente de História do Direito, Carlos Gustavo Direito, na abertura do webinar "Roma Antiga e o Direito", que ocorreu na noite dessa segunda-feira (17), pelas plataformas Zoom e YouTube.


A professora Claudia Beltrão da Rosa falou sobre as Catilinárias, expressão que se refere ao conjunto de discursos do orador romano Marco Túlio Cícero, proferidos contra o senador da República Romana Lúcio Sérgio Catilina: " As Catilinárias estão presentes no nosso espaço público, principalmente nas questões religiosas. No parágrafo 24, o vocabulário é eminentemente religioso. Nas Catilinárias, há muitos elementos religiosos, como o modo de Cícero declarar a presença divina, o que nos leva à compreensão da religião na arena política. Esses elementos eram cruciais para a argumentação. As estratégias retóricas de Cícero são muito relevantes para os dias de hoje".


"O combate à corrupção tem um limite, que é designar quem do bando rival pode ser incriminado ou não, pois Marco Licínio Crasso não pode ser incriminado. No ambiente de corrupção, é difícil saber quem está do lado de corrupto e quem esta do lado de quem pune os corruptos, pois os mecanismos utilizados por quem é corrupto, geralmente, não são legais" afirmou o professor Fábio Faversani.


Para assistir a palestra completa, acesse o canal do YouTube EMERJ Eventos ou diretamente pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Zj81i8AfsAM



19 de agosto de 2020