Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Direito e Literatura” é o tema do primeiro evento on-line dos Fóruns Permanentes da EMERJ


“Direito e Literatura” é o tema do primeiro evento on-line dos Fóruns Permanentes da EMERJ
clique na imagem para ampliar

Como a literatura ajuda na compreensão do Direito? Para responder a essa e a outras questões, a EMERJ promove, no próximo dia 7 de maio, às 10h30, o evento "Direito e Literatura". As palestras serão transmitidas on-line, por meio da Plataforma Zoom, cumprindo a determinação do Ministério da Saúde de isolamento social durante a pandemia da COVID-19. A plataforma permite a interação da audiência via chat.


O encontro é promovido pelos Fóruns Permanentes de Mídia e Liberdade de Expressão e de Direito, Arte e Cultura da Escola. Será uma oportunidade de debater a literatura como instrumento de aproximação do Direito à realidade social, a fim de que se alcance respostas para além dos códigos.


Participarão do encontro o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ e presidente do Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão; a juíza Andréa Maciel Pachá e o advogado José Roberto Castro Neves, presidente e vice -presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, respectivamente; e a jornalista Bianca Ramoneda, todos também autores de obras literárias.


"Nós vamos explicar como a literatura ajuda a compreender o mundo e o Direito", disse o diretor-geral da EMERJ, sobre o encontro. André Andrade ainda citou João Pessoa: "Toda a literatura consiste em um esforço para tornar a vida real".


O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas diretamente na Plataforma Zoom, por meio do link: https://zoom.us/webinar/register/WN_RU3Me-TVR2u_WPPkr0e_PA


Assim que as pessoas se inscreverem, elas receberão um link para assistirem às palestras pelo e-mail com o qual se cadastraram. Os certificados serão entregues após a frequência apurada de, no mínimo 75% de permanência e poderão ser solicitados, a princípio, pelo endereço emerjsite@tjrj.jus.br, cinco dias úteis após a data do evento.


Algumas obras dos palestrantes:


"Liberdade de Expressão em Tempos de Cólera", do desembargador Andre Andrade, lançada este ano, trata da liberdade de expressão a partir de fundamentos filosóficos, apresentando exemplos históricos para a compreensão da dimensão do conceito de liberdade.


"Velhos são os outros", da juíza Andréa Pachá, foi lançada em 2018. A obra reúne histórias do dia a dia da juíza em uma Vara de Órfãos e Sucessões. São dilemas do envelhecimento relacionados a testamentos, inventários e curatelas.


"Os advogados vão ao cinema" é uma coletânea de textos de alguns dos mais destacados profissionais do Direito no Brasil, coordenada pelo advogado José Roberto de Castro Neves. Os 39 autores escrevem sobre filmes relacionados ao Direito e à Justiça. A obra revela o olhar privilegiado de importantes operadores do Direito para a sétima arte.


"Só" reúne contos, haicais, poemas e observações da jornalista e atriz Bianca Ramoneda. O livro revela inquietações e indagações da juventude do Rio. Um cruzamento de experiências teatrais e literárias, editado em 1997.


05 de maio de 2020