Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



De modo virtual, EMERJ celebra formatura do Curso de Especialização em Direito Público e Privado


De modo virtual, EMERJ celebra formatura do Curso de Especialização em Direito Público e Privado
clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou, na última sexta-feira (11), a formatura dos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, turmas A, B e C, de forma virtual, através das plataformas Zoom e YouTube. O curso teve 1.700 horas, ou seja, 3 anos de estudos intensos para que os formandos recebessem o certificado de conclusão em nível de pós-graduação lato sensu. Neste ano, o patrono da turma foi o professor Sylvio Capanema de Souza (in memoriam), que faleceu em junho deste ano, vítima da Covid-19.


"Temos sempre que nos aperfeiçoar e estudar. O vínculo de vocês com a Escola não acabou; creio que agora vocês terão outro vínculo com a EMERJ. Com isso, convido vocês a sempre estarem presentes, seja nos nossos webinares ou nos nossos cursos de extensão. A EMERJ procura trazer conhecimento relevante para a nossa comunidade jurídica, por isso quero vocês sempre com a nossa Escola da Magistratura, nos ajudando a escrever essa bela história que estamos escrevendo ao longo de tantos anos. Desejo sucesso a todos, e contem conosco e com os seus ex-professores", disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.


Na festividade, estava presente o ex-diretor-geral da EMERJ, o desembargador Ricardo Cardozo, que relembrou o que disse aos alunos no primeiro dia de aula: "É uma honra poder estar com vocês”. E acrescentou: “Eu fazia questão de falar com os alunos na primeira aula, pois mostrava a eles que a EMERJ não é uma escola qualquer, e sim uma escola de excelência. O objetivo da Escola é o de fazê-los pensar como um magistrado, refletir diante dos grandes problemas que irão enfrentar como magistrado, ter o humanismo na sua vida, sem esquecer da parte da lei. Espero que, ao longo desses anos, eles tenham aprendido que ser juiz não é só aplicar a lei piamente, mas ter o lado humano e considerar os problemas que afligem a sociedade, tentando compatibilizar o fator humano com a legislação".


A neta do professor Sylvio Capanema, Luísa Capanema, ex-aluna da EMERJ, disse: " Ele tinha uma paixão por ensinar. Poderiam chamá-lo de desembargador, mas foi o amor pelo magistério que fez o meu avô permanecer em sala de aula até os seus últimos dias de vida. Ele acreditava na força de seus alunos, e isso fazia com que ele acordasse com um sorriso no rosto e se dirigisse a sua segunda casa, a EMERJ".


Na oportunidade, o atual diretor da Escola convidou os participantes a estarem presentes no evento de lançamento da obra em homenagem ao professor Sylvio Capanema, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 17.


Para assistir à solenidade, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tNYy4Gr2zsY




14 de dezembro de 2020