Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Compra e venda de energia elétrica foi tema de debate no webinar do Fórum Permanente de Direito Empresarial


Compra e venda de energia elétrica foi tema de debate no webinar do Fórum Permanente de Direito Empresarial
clique na imagem para ampliar

"O Brasil tomou uma decisão espetacular, porém muito trabalhosa, que é a de ter o maior Sistema Interligado Nacional (SIN) do mundo", afirmou o diretor jurídico da Diferencial Energia, Paulo Lanari Prado, palestrante no evento “A Estrutura dos Contratos de Compra e Venda de Energia Elétrica no Contexto da Pandemia". O encontro foi produzido pelo Fórum Permanente de Direito Empresarial, nesta segunda-feira (29).


Há dois tipos de ambientes de comercialização de energia elétrica no Brasil: os regulares, que correspondem ao consumidor comum, residências e pequenos negócios; e os livres, que são as indústrias, shoppings e grandes empresas. Nesse último perfil, o contratante pode vender ou comprar energia através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), quando não consome sua demanda mínima.


De acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL), 70% dessa comercialização é referente aos contratos regulares e 30% aos contratos livres.


"No contrato de compra e venda de energia, existem dois ambientes de negócio, o regular e o livre. A contratação livre permite que haja uma negociação na tarifa de energia. Então, quando se fala num litígio de demanda contratada, não estamos falando de uma relação de consumo comum e sim de grandes empresas. Portanto, onde está o link nessa crise que resulte no não pagamento da conta de luz? Pois ela é tão relevante que vai inviabilizar a continuidade do negócio, e, falando de grandes grupos econômicos eles têm receitas e reservas de emergências, assim como o Governo Federal também disponibiliza financiamento", disse o advogado José Roberto de Albuquerque Sampaio.


O diretor-geral da ANNEL, André Pepitone da Nóbrega, afirmou que estamos passando por uma transformação no perfil do consumidor: "Em 2012, nós construímos a figura do ‘prosumidor’, aquele que, além de consumir, gera energia, e, a partir de agora, uma nova figura emerge no setor elétrico brasileiro, a qual chamamos de ‘gestionador’, que é aquele que uma hora coloca energia e outra retira energia do sistema".


Para o desembargador Antônio Carlos Esteves Torres, trazer temas para serem discutidos é muito importante para os magistrados: "Neste momento, estamos trabalhando pelo nosso país, estamos fazendo a nossa parte, que é difundir e trazer figuras para debaterem temas na EMERJ, pois os nossos colegas precisam saber que até a Constituição mudou no dia 7 de maio e já estamos na 106ª Ementa Constitucional, e isso muda a vida, porque envolve todo sistema fiscal, financeiro e contratual".


"Eu espero que este evento tenha lançado uma semente de discussão sobre o tema, possibilitando a todos nós, que atuamos nessa área, desenvolver maiores estudos e nos aprofundar um pouco mais nessa matéria, que, para nós, ainda é muito esquecida", disse o presidente do Fórum Permanente, desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, ao encerrar o evento.


Para saber mais sobre os próximos eventos virtuais da EMERJ, acesse o link https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos_emerj_gratuitos.html


30 de junho de 2020