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Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Bioética e Educação foi tema de debate em Webinar da EMERJ


Bioética e Educação foi tema de debate em Webinar da EMERJ
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"Nos últimos cem anos, nunca vivenciamos a situação de ficarmos tanto tempo sem acesso à escola", afirmou a professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Maria Teresa Tedesco, no webinar "Bioética e Educação". O evento foi realizado nesta terça-feira (11) pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia, através das plataformas de streaming Zoom e YouTube.


A presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, abriu o evento expondo os dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): "A Unesco estima que 24 milhões de alunos correm o risco de abandonar as escolas por causa da pandemia, e, com a falta de merenda, muitas crianças estarão subnutridas. Como serão as escolas daqui para frente?"


Após a juíza levantar a questão, a professora da UERJ Maria Teresa Tedesco iniciou sua palestra, dizendo: " Ao pensarmos no que representa a escola para o senso comum, vemos exemplos de iniquidade, mas, de acordo com os parâmetros nacionais, nós temos que ter escolas com equidade. A iniquidade é um processo de desempoderamento contínuo dos indivíduos e dos grupos que eles compõem, determinado pela imposição de estruturas econômicas e sociais que promovem a exclusão."


De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2018, 46 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso à internet. A mudança do ensino para o ambiente digital deve observar esse dado e também a qualidade da internet, quantas pessoas poderão se utilizar dela ao mesmo tempo e se terão um ambiente adequado, com condições básicas de acesso à educação. Outra pesquisa do IBGE, de 2017, revela que 69% dos entrevistados disseram se conectar à rede através de um smartphone.


Para a professora universitária Maria Teresa Tedesco, outra dificuldade que se encontra quando se fala no tema é o aluno sentir prazer ao aprender: "A educação tem caráter interdisciplinar, mas continua-se a fazer de modo disciplinar. O nosso maior problema é a falta de vontade que os alunos têm de estar nas escolas. Esse já era um problema, e, nesta fase, se intensificou."


Para assistir ao webinar, acesse a pagina do YouTube EMERJ Eventos ou diretamente no link:https://www.youtube.com/watch?v=sIGMET09-kY


12 de agosto de 2020