Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Bernardinho participa da live "Bate-Papo com o Diretor


clique na imagem para ampliar

"Nada substitui a preparação". A afirmação de Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, foi o argumento do "Bate-Papo com o Diretor" desta segunda-feira, 13 de julho.


A live conduzida pelo desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, teve como tema "A busca constante pela excelência".


Empresário, escritor e um dos grandes treinadores de esporte coletivo em todo o mundo, Bernardinho tem mais de 50 títulos na carreira. Na seleção brasileira de voleibol, são dois bronzes olímpicos como técnico da seleção feminina e dois ouros olímpicos com a seleção masculina.


Ele contou que sempre gostou de esporte, por incentivo da família. Formado em economia, não imaginava que iria viver do voleibol, mas foram 23 anos na seleção brasileira - 7 na feminina e 16 na masculina.

Ao responder a pergunta do desembargador sobre suas maiores influências, não hesitou em citar Bebeto de Freitas: "As pessoas lembram do Bebeto com treinador, mas ele foi um grande jogador. E como treinador foi um professor".


"A reflexão é a grande base do crescimento", destacou Bernardinho, hoje, um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas que buscam um diferencial competitivo no mundo dos negócios.


Em relação ao momento de pandemia, referindo-se à superação das dificuldades, ele ressaltou: "Não é o mais forte que vai sobreviver, mas o que se adaptar melhor".


Sobre talento e disciplina, ele citou uma frase de Michael Jordan, astro da NBA: "O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos".


Ao falar sobre a importância da disciplina e da resiliência para o crescimento, Bernardinho disse: "Valores não se negocia. Disciplina é saber dizer não para aquilo que você gostaria de fazer, para dizer sim àquilo que você tem que fazer. Resiliência é saber lidar com os nãos que a vida traz".


"As pessoas ouvem mais o que nós fazemos do que o que nós dizemos, então, dê o exemplo", concluiu.


Durante a live, o desembargador André Andrade e o empresário Bernardinho citaram alguns filmes e livros para quem se interessa pelo tema. São eles:


"Miracle" (Desafio no Gelo) - longa da Disney de 2004 "The last dance" (O último arremesso) documentário - ESPN Films e Netflix "Por quê?" - Simon Sinek - "O jogo infinito" - Simon Sinek "Os líderes comem por último" - Simon Sinek "O jogo infinito" - Simon Sinek "Legado" - James Kerr " O mundo pós Pandemia" - José Roberto Castro Neves


Perdeu a live? Sem problemas!

Assista pelo nosso canal no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=qzralQwvGew




14 de julho de 2020