Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



A live "Bate-papo com o Diretor" desta semana faz uma reflexão sobre a cultura como ferramenta de transformação social


A live “Bate-papo com o Diretor” desta semana faz uma reflexão sobre a cultura como ferramenta de transformação social
clique na imagem para ampliar

"Cultura em Tempos de Pandemia" foi o tema do encontro virtual com o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, e a juíza Andréa Pachá, escritora e presidente do Fórum Permanente de Arte e Cultura, nesta quarta-feira, 03 de junho em live transmitida pelo Instagram da Escola @emerjoficial.


"Não é possível que nós estejamos passando por essa experiência sem que nada mude a maneira de enxergarmos a vida". Com essa afirmação, a juíza Andréa Pachá, escritora e presidente do Fórum Permanente de Arte e Cultura, começou sua fala sobre os efeitos da pandemia.


A juíza falou da importância da cultura: "De que forma nós poderemos atuar para transformar a sociedade? A cultura é uma ferramenta de transformação social. A Justiça é uma invenção da cultura. Nós não teríamos o modelo judicial que temos se não fosse a cultura".


O desembargador André Andrade acrescentou: "Só através da cultura e da educação podemos criar uma moralidade que torne a convivência mais plural, mais respeitosa, em que a agressividade seja contida".


"Precisamos de mais educação. E é importante falar disso num momento que tentam aprovar com rapidez uma lei da fakenews (PL 2.630/2020). Eu acho importante a responsabilização, eu acho é um câncer o que se criou de espaço de comunicação virtual pelo uso das fakenews, que mudam a realidade, que mudam inclusive a forma política de decidir. Isso precisa ser apurado e ter responsabilização, mas uma lei de fakenews me preocupa, porque eu acho que o ambiente da liberdade é sempre o ambiente mais propício para as ideias, para a pluralidade. E é com a educação que nós enfrentamos isso, e não conseguiremos enfrentar sem liberdade", ressaltou Andréa Pachá.


"A arte é livre, e, ao Estado, incumbe a possibilidade de criação de políticas que articulem essas dimensões todas da arte. Está na Constituição. O Estado precisa exercer esse papel e precisa garantir a liberdade", concluiu a juíza.


A live pode ser assistida na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=mhvshs7fFZ4



04 de junho de 2020