Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“A literatura é o remédio para a ignorância", diz jovem influenciador Adriel Souza durante live no Instagram da EMERJ


A literatura é o remédio para a ignorância, diz jovem influenciador Adriel Souza durante live no Instagram da EMERJ
clique na imagem para ampliar

"Um amante dos livros. Um exemplo de amor pela literatura". Foi assim que o desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, apresentou Adriel Bispo de Souza, o influenciador digital de 12 anos com mais de 800 mil seguidores no Instagram.


No "Bate-Papo com o Diretor" deste domingo, 05 de junho, Adriel contou que aprendeu a ler em seis meses, quando tinha cinco anos, para passar na prova de ingresso de um colégio. A paixão pela literatura surgiu aos 9 anos. A página no Instagram (@livrosdodrii) veio logo em seguida, onde começou com as resenhas literárias. Torcedor do Bahia, mora em Salvador com a mãe e o padrasto. Na escola, Matemática não é o seu forte, mas é bom aluno em Português e Ciências. E ele sonha em ser biólogo: "Se eu pudesse criaria todos os animais. Não tenho um animal preferido, mas se pudesse teria um cavalo e um pato".


"O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, foi o primeiro livro que ele leu. Outro que gosta muito é "The Kiss of Deception", de Mary E. Pearson, que narra a história de uma princesa adolescente. Monteiro Lobato e Rodrigo França são os autores brasileiros preferidos Como leitor, já chegou a devorar cinco livros por mês. Agora, o influenciador está começando a escrever seu próprio livro, mas não quis adiantar nenhum detalhe: "É um segredo, uma surpresa".


Adriel passou a ser mais conhecido a partir de maio, quando foi alvo de mensagens ofensivas racistas no seu perfil. Ele conta que ficou muito triste com a ofensa, principalmente por reconhecer que ainda existem muitas pessoas racistas: "As pessoas não podem julgar ninguém pela cor da pele. Espero que elas melhorem o jeito de pensar. Somos humanos que sofrem nas mãos dos próprios humanos."


O influenciador tem um projeto para o futuro e não gosta de ser considerado famoso: "Eu não associo a palavra fama a mim. Prefiro falar da influência que eu ganhei. E com essa influência, eu pretendo abrir uma biblioteca aqui na minha rua, com os livros sendo emprestados de graça, para as pessoas conhecerem um pouco da cultura. A literatura é o remédio para a ignorância".


Assista na íntegra a live no canal do Youtube da EMERJ em https://www.youtube.com/watch?v=RpKOejq-_eI



06 de julho de 2020