Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Seminário internacional da EMERJ trata da universalização dos direitos humanos


Seminário internacional da EMERJ trata da universalização dos direitos humanos
clique na imagem para ampliar

"Determinados valores são inegociáveis. Direitos humanos não fazem parte de uma ideologia, não são de direita ou de esquerda, são de todos nós", ressaltou o desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, ao abrir o Seminário Internacional "A Universalização dos Direitos Humanos", nesta quarta-feira, 01 de dezembro.


O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos, que promoveu o encontro virtual, apresentou os convidados e destacou: "A perspectiva de uma ensinança de um magistrado não pode deixar de passar, prioritariamente, pelo aspecto humanitário".


"Direitos humanos na pós-democracia" foi o primeiro tema abordado pela professora Mariah Brochado (UFMG), pesquisadora de Filosofia do Direito. Ela falou sobre a complexidade de situar os direitos humanos na pós-democracia. "Falar de pós-democracia é falar de um Estado que é empresa. E se os direitos humanos são universais, têm que valer a todas as empresas."


"Não adianta falar de ordem metaconstitucional sem uma perspectiva geopolítica", ressaltou o professor Guilherme Sandoval Góes, membro do Fórum, ao tratar do tema "A ordem metaconstitucional dos direitos humanos".


O professor Valério de Oliveira Mazzuoli (UFMT) apresentou o painel "O controle da convencionalidade pelo Ministério Público", título do último livro dele.


O professor Howard Hensel (US Air War College) apresentou o painel "A proteção de sítios históricos e culturais durante conflitos armados". Ele falou sobre os riscos para o legado cultural da humanidade com as ameaças a propriedades culturais, e citou como exemplos os conflitos militares, guerras civis e terrorismo.


"Direitos humanos e responsabilidade de proteger" foi o painel apresentado pelo professor Stephen Burgess (Ph.D Michigan State University, August), que falou sobre leis humanitárias e operações de paz. Ele citou os deslocamentos internos e a ação de assassinos e estupradores. (O princípio da "Responsabilidade de proteger" é um compromisso político global, adotado pelos Estados-membros das Nações Unidas em 2005 para impedir genocídio, crimes de guerra, limpeza étnica e crimes contra a humanidade.)


Ainda durante o evento, o desembargador André Andrade fez um convite a todos para prestigiarem a cerimônia de entrega do primeiro prêmio "EMERJ Direitos Humanos", no próximo dia 17. Onze personalidades serão agraciadas, entre magistrados, pesquisadores, professores, mestres e doutores que contribuem para a eliminação definitiva das violações dos direitos humanos.


Assista na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=FjlbUNVb9aA




01 de Dezembro de 2020