Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



No dia dos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, EMERJ realiza evento internacional sobre o tema


No dia dos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, EMERJ realiza evento internacional sobre o tema
clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro realizou na última quinta-feira (10) o webinar "Democracia e Direitos Humanos". O evento foi transmitido através das plataformas Zoom e YouTube.


O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, disse na abertura do webinar: "Nunca foi tão importante falar de direitos humanos e democracia, pois vivemos numa época extremamente complicada, não só por conta da pandemia, mas também porque vemos uma tendência crescente do populismo não liberal em vários países, em que líderes políticos flertam com o autoritarismo e mostram desprezo evidente pelos direitos humanos e pela democracia”.


"Para vencer o preconceito, devemos debater sobre igualdade, mas não apelar para o valor ideológico, ou seja, direita ou esquerda, mas sim para o valor humano", afirmou o diretor-geral da EMERJ, e o professor Diogo Leite de Campos completou essa afirmação ao falar do amor ao próximo e da dignidade da pessoa:


"Falar de Direito é falar de amor, pois todo ser humano é uma pessoa; se ela tem um nome, esse nome é dignidade. A palavra dignidade surgiu no final do século XX, pois antes disso não se falava sobre essa questão, até porque todas as pessoas eram feitas à imagem e semelhança de Deus, então eram iguais a todos os outros. Quando isso diminuiu, tentou-se recuperar a ideia de pessoa. Hoje entendemos que a pessoa é livre, tem sentimento de igualdade, é racional e tem amor".


Em seguida, o professor Diogo Campos explicou que ser livre não é fazer todas as suas vontades, e sim ser altruísta, a expressão do amor: " O que é liberdade? É fazer somente o que sente vontade? Não! Isso é coisa dos adolescentes. Toda a história de liberdade da humanidade foi construída pelo altruísmo; só chegamos onde estamos hoje por conta do altruísmo, que podemos chamar de amor, cuidado, empatia, simpatia e solidariedade".


"Chegamos no século XXI cheios de certezas e garantias, pois voltamos a encontrar os mesmos culpados de 100 anos atrás, os ciganos, pessoas de outras religiões e os homossexuais", afirmou o professor Pedro Trovão do Rosário, que tratou dos limites do Estado nas situações de calamidade.

No evento, também estavam presentes a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira e a professora Lúcia Frota, secretária-geral da EMERJ.

Para assistir a este webinar, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=kjKfdvmxNA4


Caso tenha interesse, é possível encontrar diversos webinares com outros especialistas tratando desse tema no canal do YouTube EMERJ Eventos. Semanalmente, são disponibilizados eventos gratuitos acerca de várias especialidades.


Para saber mais sobre a agenda de eventos da Escola e os cursos para magistrados, siga o canal do Instagram @Emerjoficial.



14 de dezembro de 2020