Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro Carlos Ayres Britto é homenageado em evento da EMERJ


Ministro Carlos Ayres Britto é homenageado em evento da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“Hoje, é um encontro muito especial, pois estamos homenageando um grande homem público, magistrado, jurista, professor e talvez o mais importante poeta. O ministro Ayres Britto para mim é uma figura icônica, um símbolo da liberdade de expressão, algo tão fundamental e importante para a sociedade”, disse o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e presidente do Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento desta quinta-feira, dia 10.


Em conjunto, o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, o Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão e o Fórum Permanente de Direitos Humanos promoveram o webinar “A Constituição e os direitos fundamentais dos grupos sociais vulneráveis”. No evento, o ministro Carlos Ayres Britto foi homenageado pela Escola, tendo o retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ.


Em sua fala, a presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, juíza Adriana Ramos de Mello, comentou: “É uma honra muito grande estar presente no evento. Para mim, o ministro é um exemplo na magistratura pelo seu brilhantismo e por lutar por uma justiça mais acessível, mais próxima da sociedade. Ele já falou que o Brasil tem a melhor Constituição do mundo, a mais atualizada, com os princípios e valores muito fortes. É uma bíblia jurídica”.


Participaram do evento os professores Joaquim Falcão, Ademar Borges, Gustavo Binenbojm e Saul Tourinho Leal; a desembargadora aposentada, ex-diretora-geral da EMERJ e ex-presidente do TJRJ, Leila Maria Carrilo Ribeiro Mariano; o desembargador José Muiños Piñeiro Filho; e o homenageado, ministro Carlos Ayres Britto, que comentou:


“Há um motivo para convidar nominalmente todos que estão aqui presentes no encontro, e esse motivo todos vocês têm em comum: são cientistas do Direito. Vocês usam a ciência intelectual com brilho, segurança, originalidade e consistência. Ninguém nega isso e todos reconhecem”, disse.


“Me impressionou o Ayres Britto, quando com a sua verve chamou a atenção - e eu estava ingressando no Ministério Público - sobre a consideração do poder. Eu nunca tinha escutado um constitucionalista mostrar, a quem queria se dedicar ao estudo, como o constituinte de 1988 abordou a palavra “poder”, que tem vários significados. Ele, com seu magistério exemplar e didático, mostrou que o poder tem três concepções”, comentou o desembargador José Muiños.


A desembargadora Leila Carrilo também prestou homenagens ao ministro: “O ministro Ayres Britto é uma inspiração, uma pessoa que só acrescenta e que nos dá conhecimento, alegrando a existência. Cada vez mais contribuiu e contribui para o bem-estar da sociedade e, particularmente, para nós que temos a graça de conhecê-lo de perto”.


Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mGtaAyErvBQ&ab_channel=Emerjeventos



10 de dezembro de 2020