Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Juíza Fernanda Duarte é homenageada em evento da EMERJ


clique na imagem para ampliar


“Hoje, tenho o imenso prazer de abrir este evento que é muito importante para a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), pois estamos homenageando uma grande professora, magistrada e mulher. Para mim, é uma grande satisfação quando podemos, na Escola, render homenagem a um grande professor, e, principalmente, a uma grande professora. Em um mundo patriarcal, dominado por homens, é uma grande alegria prestar homenagem, reconhecer o mérito e o valor de uma grande mulher. Fica aqui o nosso afeto e o reconhecimento pelo valor e por tudo que representa para o mundo jurídico, para a academia e para a EMERJ”, disse o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento desta segunda-feira, dia 9.


Durante o webinar “Direito e Interdisciplinaridade: percursos e trajetórias”, houve uma homenagem à juíza federal Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva, que também é professora, pesquisadora e, na Escola, preside o Fórum Permanente de Culturas Jurídicas Comparadas. Seu retrato foi inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ.


Muito emocionada, a juíza se lembrou de pessoas importantes em sua vida como magistrada, agradecendo aos familiares.


“Quero agradecer aos meus pais, José e Mônica, que sempre me apoiaram. Agradecer também à minha irmã, Alessandra, que sempre me acompanhou e torceu muito, além do meu cunhado e meu sobrinho. Evidentemente, quero agradecer ao meu marido, Ronaldo, e ao meu filho, Pedro, pois sem eles eu não teria o apoio necessário, e sem esse apoio familiar não temos como nos doar para os alunos”, disse.


Ela também se lembrou de professores que marcaram sua vida e sua caminhada como magistrada: “Não posso deixar de agradecer pelo apoio de alguns professores. O primeiro deles é o Bebianno, que foi meu professor de Literatura e é um daqueles professores que marcam a gente, que o tempo passa, parece que nos esquecemos deles, mas não, pois estão sempre com a gente. Dois professores de Direito que foram fundamentais na minha vida foram o desembargador Marcus Faver, que foi meu professor de Processo Civil, encantador, genial e marcou muito minha formação, além do Francisco Rolim, pois foi pelas mãos dele que comecei a lecionar”, completou.


Em sua fala, o professor Rafael Mário Iório Filho falou um pouco a respeito da carreira da magistrada. Em sua homenagem pessoal, comentou:


“O currículo da Fernanda mostra a contribuição que ela tem com a academia brasileira e com a magistratura, formando e orientando pessoas, escrevendo, marcando nossa vida com seus trabalhos acadêmicos. Para mim, é uma verdadeira honra homenageá-la, é um exemplo a ser seguido para aqueles que querem ser professores e não sabem qual caminho seguir”.


A secretária-geral da EMERJ, Lucia Frota Pestana de Aguiar, também rendeu homenagens à juíza. Citando as qualidades da homenageada, afirmou:


“A professora nos dá inúmeras lições o tempo todo, lições essas de equilíbrio, solidez, inspiração, acolhimento - principalmente com os alunos -, de sensibilidade, acuidade, precisão, extrema generosidade e excelência. É extremamente competente e qualificada em tudo o que faz, que dá esse toque mágico em tudo que ela produz”.


Também estiveram presentes no encontro a professora Bárbara Gomes Lupetti Baptista e os advogados Ana Paula Felipe e Carlos Alberto Lima de Almeida.


Na EMERJ, a juíza é formadora convidada dos cursos de aperfeiçoamento para magistrados e presidente do Fórum Permanente de Culturas Jurídicas Comparadas.


O retrato de Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva passa a integrar a galeria dos conferencistas eméritos da EMERJ.


Para assistir na íntegra ao encontro, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=3hgmJnQPcrQ&ab_channel=Emerjeventos



09 de novembro de 2020