Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Evento da EMERJ promove pré-lançamento de livro


Evento da EMERJ promove pré-lançamento de livro
clique na imagem para ampliar


Foi realizado na última terça-feira, dia 1, o webinar de pré-lançamento do livro “Direito Processual Marítimo”. Promovido pelo Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o encontro foi realizado via plataforma Zoom e também teve transmissão pelo canal oficial da EMERJ no YouTube.


Participaram o vice-presidente do Fórum, desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, que mediou as apresentações; o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro; o desembargador Alcides Martins Ribeiro Filho; o comandante Marcos Vinícius; os vice-almirantes Wilson Pereira de Lima Filho e Domingos Savio Almeida Nogueira; e o professor Matusalém Gonçalves Pimenta, autor do livro. Ele comentou:


“Procurei dar nesta edição a mesma toada das primeiras edições, seguindo a corrente autonomista do Direito Processual, vendo-o como independente e descolocado do Direito Material. Também procurei manter o estilo das primeiras edições, trazendo questões ainda não amadurecidas, na tentativa de contribuir com um caminho de pacificação”.


O vice-almirante Domingos Savio elogiou o autor: “O professor Matusalém une o saber advocatício ao saber marítimo, e isso é bom, pois é gratificante trabalhar com alguém que fale a mesma linguagem, que nos entenda e que eu também entenda”.


A respeito do livro, o desembargador Alcides Martins comentou: “Esse livro, para mim, tem a marca de ser sintonizado com as novas vertentes do Direito Processual e também aponta para uma estrutura jurisdicional”.


“Nosso país é dependente do mar. Por ele, passam todas as nossas riquezas, então o fato de ter um Tribunal Marítimo dá segurança jurídica para as embarcações”, comentou o vice-almirante Wilson Pereira.



Para assistir à transmissão completa do encontro, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YJetqjsRi7A&ab_channel=Emerjeventos




01 de Dezembro de 2020