Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Economia e Justiça são temas analisados em evento da EMERJ


Economia e Justiça são temas analisados em evento da EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta quinta-feira, dia 08, o webinar “Direito, Economia e Desenvolvimento”, realizado via plataforma Zoom.


Na abertura do encontro, o presidente do Fórum e diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, comentou: “Reunimos especialistas no evento de hoje para falar de um tema muito importante e que cada vez mais é procurado por estudantes e operadores do Direito para entender como funciona o Direito na intercessão com a Economia”, disse.


Também estiveram presentes o ex-secretário Nacional de Defesa do Consumidor Luciano Timm; o juiz Erik Navarro; e a professora Luciana Yeung, que destacou o tema da discussão na vida dela como economista.


“A Economia nasceu do Direito. Sou a economista aqui da discussão, então posso falar que não somos bem treinados em retóricas, com muitos que falam e escrevem mal, com algumas exceções. A maneira como defendemos nossos pontos é com dados. O tema do evento de hoje é o que me fez estudar Economia, que me chamou a atenção e motivou. Antes, pesquisava somente questões puramente econômicas, até que um dia abri os olhos e fui estudar a relação da Economia com o Direito”.


Ao falar sobre Justiça e seu desenvolvimento, o juiz Erik Navarro afirmou que é necessário mudar para uma matriz pragmática, visando melhorar o sistema de Justiça e o coletivo.


“Não precisa muito para percebermos que falhamos como juristas, e falo isso como juiz, pois somos um dos países mais violentos e corruptos do mundo. O tempo todo falamos sobre garantias processuais e direitos fundamentais, mas de um jeito errado. Definitivamente não funciona. Para mudarmos essa matriz para uma pragmática, teremos que ter consciência de que esse é o ponto mais importante e que isso implica alguns níveis de restrições individuais que gerarão benefícios coletivos”, afirmou.


Para saber mais sobre o assunto, acesse o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=S33IMEXW_Go



08 de outubro de 2020