Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá curso na modalidade ensino a distância sobre media training aos magistrados


EMERJ promoverá curso na modalidade ensino a distância sobre media training aos magistrados
clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro abre mais um curso na modalidade EaD: "Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa", sob orientação do professor Gabriel Collaço. O curso ocorrerá no período de primeiro de junho até o último dia do mês (30).

 

“O curso oferece a possibilidade de magistrados entenderem as particularidades do trabalho da imprensa, especialmente os tempos diversos de cada profissão, isto é, o tempo necessário da conduta formal em relação às leis e a minuciosidade exigida do trabalho do Judiciário e o tempo escasso para o fechamento de matérias com o imediatismo dos veículos midiáticos para levar a importante informação até a sociedade”, destacou o coordenador do curso.

 

Serão três módulos o curso. O primeiro é "Comunicação e Linguagem", que abordará os processos de comunicação e linguagem corporal. O segundo falará sobre o tema "Exposições e Entrevista nas Mídias" e, por fim, " Comunicação e Poderes", que tratará sobre a liberdade de pensamento, de expressão e de imprensa.

 

O treinamento permitirá ainda salutar o diálogo sobre a utilização na atualidade de ferramentas para conferências, para entrevistas, seja via WhatsApp, Skype, Google Hangouts, ou mesmo story no Instagram, Facebook Live, LinkedIn e outras mídias. “O curso disponibilizará uma série de atividades com gravações de vídeos pelos estudantes-magistrados e posterior publicação em fórum da plataforma virtual da EMERJ para reflexões, escuta ativa de podcasts, assistência de webaulas, criação de textos colaborativos. Tudo isso focado em estratégias diferenciadas de aprendizagem e de cocriação” pontuou Gabriel. 

 

Sobre a metodologia do Ensino a Distância – EaD, o professor coordenador considerou: “É importante que o participante se familiarize com ferramentas remotas e o momento atual nos mostra cada vez mais isso. O curso da EMERJ é ofertado e preparado com métodos ativos para os enfrentamentos da situação mundial que estamos vivendo e, assim, pode permitir aos magistrados o conhecimento dos procedimentos que devem ser adotados e as atitudes favoráveis na apresentação do trabalho nos espaços midiáticos, com o cuidado das peculiaridades da atividade judicante e dos atos normativos que a regem”.

 

Os magistrados terão 30 horas/aula e , ao término dessa formação continuada, estarão aptos a conhecer os princípios aplicáveis à comunicação, à liberdade de comunicação e de pensamento; a desenvolver o pensamento convincente e a linguagem simplificada para abordagens sem vícios; a reconhecer os princípios básicos que regem as entrevistas; a aplicar técnicas de storytelling para aproximação nos relacionamentos interpessoais e em programas com espaços mais longos de apresentação; e a dialogar sobre artigos de lei e julgados que tratam de questões da magistratura, das mídias e uso de tecnologias da informação.

 

O período de avaliação será entre os dias 24 e 30 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Magistrados no site do TJRJ.

 


13 de abril de 2020