Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



"EMERJ presta homenagem ao ministro Ricardo Villas Bôas Cueva em evento"


clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageou, na última segunda-feira, dia 28, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça, com a inauguração de sua foto na Galeria de Conferencistas Eméritos da Escola. A cerimônia virtual foi realizada durante o webinar “Tecnologia e Direito: online dispute resolution no sistema de Justiça”.


Participaram da homenagem o ministro Ricardo Villas Bôas; o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade; o desembargador Cesar Cury; o professor e procurador da República Antonio do Passo Cabral; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), Paulo Henrique dos Santos Lucon; e os advogados Nilton Cesar Flores, Dierle José Coelho Nunes e Fredie Didier.


Na abertura do evento, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, destacou o conhecimento do ministro, sua parceria com a Escola e sua carreira como magistrado.


“O ministro está sendo homenageado, está entrando na nossa Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ e tem sido um parceiro frequente da Escola, participando de vários eventos, dos temas mais variados. Eu diria que o ministro tem uma qualidade que hoje em dia é rara, e que meu pai sempre destacava, que é daquelas pessoas que têm um conhecimento enciclopédico, já que discorre sobre os temas mais variados a respeito do Direito. Na magistratura, tem se destacado com votos brilhantes, então é uma grande satisfação e honra prestar essa homenagem”, disse.


Após agradecer o carinho dos que chamou de amigos, o ministro abordou o tema do evento. Em sua fala, comentou que a pandemia forçou que todos buscassem se adaptar ao avanço tecnológico, especialmente o Poder Judiciário.


“Com a pandemia, que nos forçou a entrar no mundo digital e virtual, me parece que demos um salto não apenas tecnológico, mas também de mentalidade. O Poder Judiciário, que é extremamente conservador, está sendo levado a adotar novas práticas e novos procedimentos. Nos Estados Unidos, também havia um conservadorismo grande na aceitação desses meios, mas rapidamente uma mudança de mentalidade nos magistrados e servidores da Justiça é registrada. Paradoxalmente, os meios virtuais aproximam as pessoas, rompendo barreiras importantes como de classe, gênero e cor”, explicou.


“Penso que estamos vivendo o limiar de uma profunda transformação nos mecanismos de acesso à solução de conflitos, no Direito Processual e nos Institutos. Ainda não temos noção do que virá pela frente, pois o desenvolvimento da tecnologia também está no limiar de uma nova onda, tem muita coisa pela frente”, comentou o desembargador Cesar Cury logo após a fala do ministro.


O professor e procurador da República Antonio do Passo Cabral explicou o tema:


“Esse tema é um fenômeno muito amplo e diversificado, de utilização de mecanismos tecnológicos para solução de disputas. Esse fenômeno tem um lado que são as chamadas ‘cortes virtuais’, que traz um potencial transformador muito grande para o Judiciário. Eles podem resolver conflitos com uma rapidez nunca antes imaginada”.


A transmissão do evento pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cVFtXh52UtA&ab_channel=Emerjeventos


29 de setembro de 2020