Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ homenageia o professor e jurista José Carlos González em evento


clique na imagem para ampliar

“É um encontro muito importante pois estamos prestando tributo a um grande nome do Direito, um grande jurista, professor catedrático da Espanha, e que era a ponta de lança de um movimento que unia o Direito com a Literatura. José Calvo foi uma grande figura que tive o prazer de conhecer em um evento promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no qual ele nos brindou com uma grande palestra. Me sinto afortunado por ter tido contato com essa grande figura”, comentou o diretor-geral da EMERJ e presidente do Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, na abertura do evento da última sexta-feira, dia 27.


Promovido pelo Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão, em conjunto com o Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, o webinar “Da literatura no direito ao direito (fundamental) à literatura: um tributo a José Calvo González” reuniu professores e operadores do Direito que conheciam e compartilharam momentos com o professor e jurista espanhol.


O professor e presidente do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, Lênio Luiz Streck, comentou:


“De tantas coisas que se pode falar a respeito desse querido amigo e intelectual, é o legado que ele deixou com o Direito e a Literatura que se destaca. Demorará muito para aparecer alguém que tenha tanta proficiência na Literatura e que tenha feito tantos textos nesse sentido, contribuindo com essa junção entre as duas áreas, transformando a Literatura em um direito fundamental”.


Participaram do evento o juiz Marcelo Elias Naschenweng; os professores Felipe Navarro, Maria Pina Fersini e André Karam Trindade; e a professora e secretária-geral da EMERJ, Lúcia Frota Pestana de Aguiar.


O juiz Marcelo Elias comentou: “Fico honrado de ter recebido esse convite e poder fazer parte desse coro de homenagens para uma pessoa que sempre nos instigou por sua inteligência, sua cultura e pela sua sensibilidade. O professor Calvo era um intelectual mas também era um humanista. Ele sempre tirava algo e colocava na mesa para compartilharmos e que nos tocava”.


Em sua fala, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, citou a revista da EMERJ, a qual reuniu textos, poesias, músicas e fotografias.


“Recentemente, criamos uma revista na EMERJ que é totalmente dedicada à cultura não jurídica, em que recebemos manifestações variadas. Essa revista foi dedicada a Calvo González, como não poderia deixar de ser. Acho que ele ficaria muito orgulhoso dessa revista e desse movimento que a Escola faz de unir o Direito e a Literatura”, disse.


“Se a Literatura deve ser um direito fundamental, a EMERJ já tem o direito fundamental de manter a Literatura e a memória do professor Calvo González”, comentou a secretária-geral da EMERJ, Lúcia Frota.


Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=JNltCDfWr7o&ab_channel=Emerjeventos



01 de Dezembro de 2020