Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ debate direito e justiça a partir do clássico de teatro e de cinema “12 Homens e Uma Sentença”


EMERJ debate direito e justiça a partir do clássico de teatro e de cinema “12 Homens e Uma Sentença”
clique na imagem para ampliar

“12 Homens e Uma Sentença” é uma peça muito conhecida do grande público pelas suas versões para cinema e televisão e será o mote para o seminário “A Humanização da Justiça pela Arte”, que a EMERJ em parceria com a Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (ESAP - PGE/RJ), promoverá em 12 de março, quinta-feira, das 9h30 às 12h30min, no auditório Des. Paulo Roberto Leite Ventura.


A organização coube ao programa “Teatro e Justiça”, em parceria com quatro Fóruns Permanentes do Centro de Estudos e Pesquisas da EMERJ (CEPES-EMERJ) - “Mídia e Liberdade de Expressão”, “Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas”, “Direito Penal e Processual Penal”, e “Direito, Arte e Cultura”. A coordenação do seminário é assinada pela servidora do PJERJ Silvia Monte, gestora cultural e diretora teatral, responsável pela direção da leitura dramatizada de “12 Jurados e Uma Sentença” promovida pela EMERJ, com elenco de magistrados e advogados.


O painel de abertura “Novas Técnicas no Ensino do Direito nas Faculdades e nas Escolas da Magistratura e de Advocacia Pública” será ministrado pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Escola e presidente do Fórum Permanente de Mídia e Liberdade de Expressão; pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas; e pelo procurador Rodrigo Borges Valadão, diretor-geral da Escola de Advocacia Pública da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.


Na sequência, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal, abordará o tema “O Júri no Brasil e nos Estados Unidos da América”.


No encerramento dos trabalhos, a juíza de direito escritora Andréa Maciel Pachá, presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, coordenará o painel “A Força e a Atualidade de 12 Homens e uma Sentença”, que será o tema da palestra do diretor teatral Eduardo Tolentino, diretor do Grupo TAPA, e responsável pela direção da montagem brasileira da peça, que tem realizado temporadas no Brasil e no exterior desde 2010.


O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2020/seminario-a-humanizacao-da-justica-pela-arte.html


05 de março de 2020