Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ abre quinta turma de curso sobre CPC com vagas esgotadas


EMERJ abre quinta turma de curso sobre CPC com vagas esgotadas
clique nas imagens para ampliar

Nesta segunda-feira (02), iniciou-se o curso “Grandes Temas do CPC/2015: Honorários Advocatícios e Precedentes Judiciais”, oferecido pela EMERJ na modalidade Ensino a Distância - EaD. O coordenador do curso é o professor Daniel Vianna Vargas.


A formação é dividia nos módulos: “Honorários advocatícios na fase de conhecimento. Honorários contratuais”; “Honorários advocatícios na fase de cumprimento de sentença e no processo de execução. Honorários Recursais”; “Aplicação de precedentes judiciais pelo juiz de primeiro grau. Repetitivos sobre planos de saúde”; e “Expropriação no CPC/2015”.


A primeira parte do curso abordará sobre hipóteses de incidência dos honorários, regras de fixação, margem de 10% a 20% e bases de cálculo. No módulo seguinte, serão abordados o cabimento dos honorários advocatícios na fase de cumprimento de sentença, o depósito voluntário parcial e o depósito com objetivo de elidir a multa e honorários. No próximo módulo, serão expostos os temas: adequação e distinguishing-conceitos básicos, tema 952 do STJ, aumento da mensalidade por faixa etária em plano individual ou familiar e contratos antigos não adaptados. Por fim, a última fase da formação tratará do tema 577 do STJ (restituição de valores somente ao final do contrato em caso de rescisão do contrato de compra e venda), do tema 886 do STJ (legitimidade para responder pelas dívidas condominiais na alienação de imóvel) e do tema 938 do STJ (prescrição da restituição de valores da comissão de corretagem e taxa SATI e transferência de responsabilidade).


Os juízes terão aulas com o desembargador César Cury, com os advogados Luiz Rodrigues Wambier e Heitor Vitor Mendonça Sica e com o promotor de Justiça Humberto Dalla Bernardina de Pinho.


Com essa formação, os magistrados terão 30 horas/aula e estarão aptos a explicar e padronizar as hipóteses de incidência e regras sobre fixação de honorários na fase executiva, a interpretar analiticamente os principais precedentes do STJ sobre planos de saúde e sua aplicação prática e estimar os honorários advocatícios no CPC/2015.


O período de avaliação final do curso será do dia 01 a 03 de abril.


Essa é a quinta turma do curso com vagas esgotadas.



03 de março de 2020