Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ abre inscrições para curso de extensão com aulas online


EMERJ abre inscrições para curso de extensão com aulas online
clique na imagem para ampliar

"Bitcoin e Blockchain"; "Novas tecnologias na medicina"; "California Consumer Privacy Act (CCPA)"; e "A implementação da LGPD: a experiência do TJSC" são alguns dos temas tratados na primeira turma do curso de extensão online da EMERJ, "Proteção de Dados e Novas Tecnologias". A data de início é no dia 16 de junho, sob coordenação do professor Walter Aranha Capanema.


“A sociedade está cada vez mais dependente de dados. Eles são fundamentais para as relações jurídicas que vivenciamos dentro e fora da internet. Esses dados, reunidos, permitem definir quem somos em todos os sentidos. Isso é interessante para as empresas e para os órgãos públicos que coletam nossos dados de todas as maneiras e, muitas vezes, ocasiona diversos abusos. Um desses abusos foi o famoso caso Cambridge Analytica”, ressaltou Walter Capanema ao contar sobre um dos assuntos que será debatido no curso.


Serão duas video-aulas por semana, geralmente ocorrerão as terças e as quintas de 18h30min até 21h30min. As aulas acontecerão pela Plataforma Microsoft Teams. O curso é oferecido para qualquer profissional, estudante e operador de Direito.


Os participantes terão aulas com a presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Estela Aranha; com o médico e presidente da Comissão de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Solerá; com o diretor jurídico da Coca-Cola, Flávio Mattos dos Santos; com o diretor técnico da Associação Nacional de Peritos em Computação Forense (APECOF), Gilberto Neves Sudré Filho; com o procurador regional da República, Vladimir Barros Aras; com as juízas Viviane Nóbrega Maldonado, Denise de Souza Luiz Francoski e Renata Barros Souto Maior Baião; e com o advogado Rodrigo Dias de Pinho Gomes.


O curso conta com 42 horas/aulas. Para obter a certificação o participante deve assistir no mínimo 75% das disciplinas.


As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/cursodeextensaoemerj.html



26 de maio de 2020