Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



"Cartórios na Era Digital" foi tema tratado em evento da EMERJ, nessa quinta-feira (22)


clique na imagem para ampliar


"Este webinar é praticamente um serviço público para pessoas jurídicas ou não, pois ensinará como utilizar as plataformas digitais disponíveis, que atualmente são facilitadores da interação entre usuário e serviços essenciais, que são prestados pelos cartórios no Brasil", disse o tabelião titular do 8º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, Gustavo Bandeira, ao iniciar o evento "Cartórios na Era Digital", promovido pela EMERJ. A solenidade virtual ocorreu na noite de quinta-feira (22) através das plataformas Zoom e YouTube.


O oficial substituto do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Cidade do Rio de Janeiro (RCPJ/RJ), Dr. Jalber Lira Buannafina, demonstrou como registrar documentos na plataforma digital da organização para que não haja o comparecimento no estabelecimento físico: "Deve-se digitalizar, em um único bloco, vários documentos que o usuária queira enviar, mas devem estar organizados de forma ordenada, pois é o RCPJ que irá desmembrar os documentos.Caso eles estejam de forma avulsa, isso dificultará sobremaneira o serviço e demorará para ser registrado".


"As Centrais de Protestos de Título têm uma atividade sui generis que atende a intermediação de dois pólos geralmente antagônicos, o credor e o devedor.Nesse meio, entra o estelionato de protesto", disse o presidente do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (IEPTB/RJ), Celso Belmiro.


A oficial do 2º Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro (RCPN/RJ) Alessandra Laponte e o diretor da Escola de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (ENORG/RJ), Alexis M. Cavichini participaram do evento.


Cada palestrante se encarregou de falar sobre os serviços prestados na instituição em que atuam, sendo assim uma Master Class para os ouvintes.


Caso se interesse em assistir ao evento, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=PvS7QVpdknE


Assim como este, semanalmente a EMERJ promove webinaressobre as mais diversas áreas de estudo e atuação, através dos Fóruns Permanentes da Escola. Para saber mais sobre os temas abordados nos demais eventos, acesse o site da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, clique na aba "Eventos Gratuitos" e faça sua inscrição.




23 de outubro de 2020