Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Palestra sobre o tema será gratuita na EMERJ


clique na imagem para ampliar

Os Fóruns Permanentes de História do Direito e de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas promovem, no próximo dia 4 de setembro, o evento “ Direito, Religião e Cultura Política: Variações”, na EMERJ.

Magistrados, outros operadores do Direito, historiadores, cientistas políticos, sociólogos e estudantes vão se reunir para debaterem o desafio de pensar as relações de poder, que tratam do campo jurídico a partir da religião e da cultura. A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas, e o juiz Carlos Gustavo Vianna Direito, presidente do Fórum Permanente de História do Direito, abrirão o encontro.

As palestras serão ministradas por Gizlene Neder, doutora em História Social (USP); Gilásio Cerqueira Filho, doutor em Ciência Política (USP); Henrique Barahona, mestre e doutor em Sociologia e Direito (UFF); Jefferson de Almeida Pinto, doutor em História (UFF); e Marcelo Neder Cerqueira, doutor em História Social (UFF).

Participam como mediadores o juiz João Marcos Fantinato, o procurador do Estado Flávio Willeman e a procuradora do Município Vanice Regina Lirio do Valle.

O evento ainda contará com as participações especiais do desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas e de Ricardo Bormann (Universität Bremen – Alemanha), que debaterá por videoconferência.

Lançamento de livro

Ao final do evento, haverá sessão de autógrafos do livro “Direito, Religião e Cultura Política: Variações”, das organizadoras Gizlene Neder e Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva. A obra aborda as perplexidades de uma ordem política autoritária que se mostra incapaz de atuar sobre políticas públicas eficazes. Destaca, ainda, as disputas entre a Igreja e o Estado que produziram efeitos políticos e ideológicos no Brasil republicano. Os oito capítulos esmiúçam as letras jurídicas sobre casamento e condição feminina; o imaginário político das questões religiosas luso-brasileiras; os impasses dos projetos de Código Civil; a luta pelo direito no Brasil; política, diplomacia e história, dentre outros assuntos.

Evento gratuito

O evento é aberto ao público, gratuito, e as inscrições devem ser feitas pelo link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/direito-religiao-e-cultura-politica-variacoes.html

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do encontro.


26 de agosto de 2019