Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Direito e Cinema é tema de encontro do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da EMERJ


clique nas imagens para ampliar

A primeira reunião do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura promove, no próximo dia 26 de junho, o evento “Direito e Cinema”. O encontro vai reunir magistrados e outros operadores do Direito, num debate aberto ao público.

O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, abre o evento ao lado da juíza Andréa Maciel Pachá, presidente do Fórum, e do advogado José Roberto Castro Neves, vice-presidente do Fórum.

Os desembargadores Luciano Saboia Rinaldi, de Carvalho, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil; Ricardo Couto de Castro e Marcus Antônio de Souza Faver serão palestrantes. Também participam do encontro como expositores o juiz Renato Lima Charnaux Sertã e os advogados Selma Ferreira Lemes e Hélio Saboya Filho.

Ao final do evento, será lançado o livro “ Os Advogados Vão ao Cinema”, pelo advogado José Roberto Castro Neves. A obra traz 39 ensaios. São textos de alguns dos mais destacados profissionais do Direito no Brasil revelando o olhar de nomes importantes da área, que se voltam para a sétima arte. Os autores mesclam seu notável saber jurídico à apreciação dos mais variados filmes, que vão desde clássicos a produções voltadas para o grande público.

O desembargador Luciano Rinaldi, que participou da elaboração da obra, ressalta: “Nascemos e morremos ouvindo histórias. Boas e ruins. Felizes e tristes. Gostamos de filmes porque adoramos histórias, porque nossas vidas são grandes histórias em andamento. Alguns filmes nos divertem, outros nos distraem, mas pouquíssimos conseguem nos marcar para sempre. É o caso de “Sociedade dos Poetas Mortos”, filme arrebatador e obrigatório, que exulta o Carpe Diem, filosofia que simboliza a efemeridade da vida, que deve ser aproveitada intensamente, em cada instante, como se fosse o último. Viva agora, não depois. O tempo voa. Valorize os momentos felizes; o que realmente importará ao final da caminhada, sua família, seus amigos e seus amores. Afinal, “life is a play that does not allow testing. So, sing, cry, dance, laugh and live intensely, before the curtain closes and the piece ends with no applause” (a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos) - Charles Chaplin (1889-1977).”

Participe deste debate! As inscrições são gratuitas em http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/direito-e-cinema.html

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do encontro.

Assista ao vídeo de divulgação do evento gravado pela presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, juíza Andréa Maciel Pachá https://www.youtube.com/watch?v=y0vDH3rIgLY


19 de junho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ