Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Temos que dar o primeiro passo. Essa campanha serve para plantarmos uma semente, dar o exemplo”, diz desembargador em lançamento de projeto de sustentabilidade


clique nas imagens para ampliar

Foi inaugurado, na tarde da última segunda-feira, dia 02 de dezembro, o projeto “EMERJ Sustentável”. O evento, realizado no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, é o primeiro passo na busca de uma Escola da Magistratura mais sustentável. Aos participantes, foram entregues mudas do ipê-amarelo e copos de alumínio, que substituirão as unidades de plástico da instituição.

Ipê-amarelo:

Antes da palestra, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, ao lado do professor e presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna, e da secretária-geral da EMERJ, Lúcia Frota Pestana Aguiar, participou da plantação de duas mudas da árvore no Canteiro do Complexo da Justiça, localizado nos fundos do prédio da EMERJ.

O professor Sérgio Vianna falou sobre a campanha:

“É muito importante para todos uma campanha deste tipo. Para o Rio de Janeiro, esse evento tem uma enorme importância. A EMERJ tem um grande engajamento sobre o assunto, com diversas iniciativas no plano da sustentabilidade.

Sejam os cuidados com o entorno, plantas da mata atlântica, utilização de água, uso de energia ou a discussão jurídica sobre o tema. O Rio de Janeiro tem a marca muito ligada a relações entre natureza e construção da população, e é um privilégio que a nossa Escola da Magistratura agregue valor e dedicação a um assunto que caracteriza a nossa cidade”, comentou.

Presidindo a mesa de debate, que também contou com a presença do desembargador Jessé Torres Pereira Júnior, o desembargador André Gustavo alertou sobre a situação atual do país em relação ao meio ambiente e destacou a importância de a Escola da Magistratura aderir à campanha.

“Nossa realidade é catastrófica. As questões ambientais são um problema sério. Nós estamos vivendo um momento muito complicado e que dificulta mais ainda na medida em que todos os cientistas falam sobre os problemas climáticos, e muitos governantes negam. Temos um problema sério. Os recursos do nosso planeta são finitos. A pergunta que fica é: o que podemos fazer para combater isso? Parece algo que precisa ser resolvido pelo governo, e de fato eles precisam fazer algo. Mas isso também deve partir da gente. Cada um precisa fazer sua parte, não somente ficar de braços cruzados. Em um mundo onde muita coisa se torna viral, com o apoio da internet, mudanças de comportamentos também deveriam ser virais. Cada um abdicar de usar um copo de plástico, por exemplo. Temos que dar o primeiro passo. Essa campanha serve para plantarmos uma semente, dar o exemplo. Esperamos que, aos poucos, mudemos os hábitos das pessoas que aqui trabalham ou estudam. Fico muito feliz de estarmos lançando esse programa de sustentabilidade, e espero que isso seja o primeiro passo na mudança de hábitos de muitos”, refletiu.

O projeto em números:

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), são consumidos por dia no Brasil 720 milhões de copos plásticos.

Na EMERJ, chegam a ser consumidos 3,750 mil copos de 200ml por semana, e, em um mês de quatro semanas, 15 mil. Já os copos de 50ml possui o consumo estimado em cinco mil unidades.


03 de dezembro de 2019