Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professores e magistrados se reúnem em evento sobre “Sociedade Hipercomplexa”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos da EMERJ realizou, nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, a palestra “As Quatro Sobrecargas do Direito na Sociedade Hipercomplexa”, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

“É um assunto que adentra um campo de reflexão extremamente novo e importante para os dias atuais”. Assim, o presidente do Fórum, o professor Vicente de Paulo Barreto, abriu o evento.

O palestrante foi o professor João Maurício Adeodato, que falou sobre as quatro sobrecargas do Direito na sociedade hipercomplexa:

“Esta tese que estamos desenvolvendo com nosso grupo de pesquisa na Alemanha tem o intuito de mostrar como o Direito na sociedade, que chamamos de hipercomplexa, passou por grandes modificações e algumas pessoas ainda não estão conseguindo perceber. Este processo abrange as quatro sobrecargas, que são: texto, Estado, Judiciário e a pulverização das instâncias rescisórias”, disse. Logo após, completou sua fala fazendo uma breve reflexão sobre as dificuldades encontradas no país: “O Brasil é um país subdesenvolvido com problemas de países de primeiro mundo, causados pela hipercomplexidade. Mas há uma questão: não conseguimos importar as soluções estrangeiras criadas para solucioná-los”.

Também participaram do evento o vice-presidente do Fórum, desembargador Abel Fernandes Gomes; os professores Antonio Augusto Madureira de Pinho e Marcello Raposo Ciotola; a juíza e membro do Fórum Luciana Muniz Vanoni; e o desembargador César Felipe Cury.

O encontro marcou a 3ª reunião do Fórum.


23 de outubro de 2019