Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O ativismo tem que ser exercido com cuidado para não haver excesso”, diz desembargadora em evento na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direitos Humanos promoveu, nesta terça-feira, 3 de setembro, o evento “O Poder Político do Juiz, Ética na Aplicação da Lei. O Legal do Justo e a Visão da Consequencialidade”, na EMERJ.

Magistrados, outros operadores do Direito e professores se reuniram para debater o tema. O evento foi aberto pelo desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, presidente do Fórum.

“A ética não pode ser separada da Justiça. É como o ministro Barroso (Luís Roberto Barroso –STF) cita na obra dele: ‘A nossa função é aproximar a ética da Justiça’”, ressaltou o desembargador Caetano.

A palestra foi ministrada pela desembargadora Áurea Pimentel, que, para falar sobre a ética na aplicação da lei, destacou o ativismo judicial. “Eu acredito que o ativismo tem que ser exercido com muito cuidado para não haver excesso. Por exemplo, a lei que disciplina o racismo é uma lei própria do racismo. E o Supremo se permitiu acrescentar artigos para equiparar a homofobia ao crime de racismo. Isso não pode, porque o Poder Legislativo teve usurpada a sua competência.”

O professor Guilherme Sandoval Góes, membro do Fórum, participou como debatedor.


02 de setembro de 2019