Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O Entretenimento como Vocação na Cidade do Rio de Janeiro” foi tema de palestra


clique nas imagens para ampliar

Magistrados, outros operadores do Direito, professores, economistas e estudantes se reuniram na EMERJ, nesta quinta-feira, 24 de outubro, para o evento “O Entretenimento como Vocação na Cidade do Rio de Janeiro”.

Promovido pelo Fórum Permanente de Direito da Cidade, o encontro foi aberto pelo desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, presidente do Fórum.

Como podemos, com o erro dos outros e com os nossos erros, pensar em tornar os megaeventos efetivamente produtivos e benéficos para a cidade? A partir desse questionamento, o advogado Marcelo Queiroz fez uma reflexão sobre os megaeventos: “A primeira impressão é a de que os megaeventos vão trazer dinheiro e melhorar a qualidade de vida da cidade anfitriã. Mas temos exemplos no Rio, do caso do metrô, que não foi concluído, do legado olímpico e da copa, com muito abandono, o que gerou uma despesa para a cidade. O que não podemos contar, não podemos controlar, que é o caso do Rio de Janeiro, em que os números não são claros, não houve transparência, nem participação popular”.

O advogado ainda citou exemplos de cidades que tiveram prejuízos com as Olimpíadas: “O case de sucesso mais relevante foi o de Barcelona, em 1992, e mesmo assim deixou uma dívida de 6,2 bilhões de dólares. Em Atenas, em 2007, a dívida foi de 40 bilhões de dólares”.

A professora Vânia Siciliano Aieta (UERJ), membro do Fórum Permanente, falou sobre a importância do Carnaval: “Além de toda a tradição cultural, o Carnaval pode ser um grande instrumento de fomento econômico para o Rio de Janeiro. É de fato um negócio rentável, que gera dinheiro e emprego e traz muito desenvolvimento para a cidade”.

Ainda participaram do encontro o advogado Paulo Horn, a advogada Paula Vergueiro e o economista Márcio Sette Fortes.


24 de outubro de 2019