Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



No dia 17 de junho, ministros participam de seminário na EMERJ para debater temas atuais da magistratura


clique nas imagens para ampliar

O perfil do magistrado, o sistema de Justiça, a fundamentação das decisões judiciais e o Judiciário e a mídia serão alguns dos temas debatidos no seminário “A Magistratura que Queremos”, que ocorrerá no dia em 17 de junho, das 10h às 17h, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Os ministros Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça; e o ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, estarão presentes no evento.

A conferência magna será proferida pelo professor norte-americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law e autor da maior pesquisa sobre o Judiciário no mundo. Bryant Garth apresentará seus estudos sobre o sistema de Justiça.

O jurista Lenio Streck é o palestrante do painel “Fundamentações das Decisões Judiciais e os Precedentes”. A relação entre a Justiça e a imprensa será discutida pelos jornalistas convidados Heraldo Pereira e Carolina Brígido, no painel “O Judiciário e a Mídia”. O professor da Universidade de São Paulo – USP Tércio Sampaio Ferraz Junior falará sobre “O Magistrado, o Direito e o Sistema de Justiça”.

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Renata Gil, e os sociólogos e autores da pesquisa “Quem somos. A Magistratura que Queremos” Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos apresentarão os resultados que traçam o perfil do juiz, sendo o primeiro grande estudo sobre o retrato da magistratura nacional.

Também participam das palestras o professor e advogado Sérgio Bermudes, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; e o diretor da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

O seminário contará ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares; do presidente da Associação dos magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira; e do presidente do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

Acesse a programação na íntegra em http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/a-magistratura-que-queremos_programacao.pdf

Informações

O seminário tem entrada franca e acontece no dia 17 de junho, das 10h às 17h, no Auditório da EMERJ Antonio Carlos Amorim, localizado na Rua Dom Manuel, s/nº, 4º andar, Centro do Rio de Janeiro. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do encontro.

Clique e inscreva-se gratuitamente no seminário: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/a-magistratura-que-queremos.html

Veja os vídeos de divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=0d2XiPRWhJU

https://www.youtube.com/watch?v=GkOgglcQc3k


11 de junho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ