Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados participam do curso “O Direito Administrativo no Século XXI”


clique nas imagens para ampliar

“O Direito Administrativo no Século XXI” é o novo curso da EMERJ, que teve início nesta sexta-feira (18). Os professores responsáveis são os desembargadores Jessé Torres Pereira Junior e Sérgio Seabra Varella.

“O Direito Administrativo nasceu, como ramo autônomo das ciências jurídicas contemporâneas, em 1873 (acórdão Blanco, França). Desde então, as relações entre as sociedades nacionais e seus respectivos estados têm conhecido notáveis alterações conceituais, que repercutem na formulação da ordem jurídica, na gestão dos poderes públicos e na prestação de serviços públicos à população. Importa, portanto, examinar o teor dessas alterações, bem como os caminhos que vêm seguindo e suas perspectivas no horizonte previsível para o exercício do ofício judicante”, ressaltou o desembargador Jessé Torres.

No primeiro dia de curso, os magistrados tiveram aula com os desembargadores Jessé Torres Pereira, Claudio Brandão e Jacqueline Lima Montenegro, que discursaram sobre a execução de políticas públicas mediante parcerias público-privadas e delegação de serviços públicos, e sobre os casos concretos/questões para debate/resolução pelos alunos.

Além desses tópicos, os juízes se especializaram também no diálogo inter e multidisciplinar na aplicação do Direito regente da gestão pública; nos vários matizes da expressão “interesse público”; e nas repercussões sobre a gestão do estado da nova Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lei nº 13.655/2018) .

No segundo dia (21), as aulas serão ministradas pelo ministro Benjamin Zymle, que abordará a relevância do processo administrativo no controle interno e externo da administração pública.

Com essa formação continuada, os alunos terão 20 horas/aulas expositivas dialogadas com a utilização de técnicas de metodologia ativa. Após o curso, os magistrados estarão qualificados a distinguir, no conceito e na aplicação, os vários sentidos atribuídos à expressão “interesse público”, a classificar os vários incidentes jurídico-administrativos que poderão resultar da atuação de concessionárias e a verificar a interpretação com que os órgãos de controle externo da administração pública tenderão a aplicar a Lei 13.655/2018.

As aulas foram ministradas também pelo procurador do Estado do Rio Grande do Sul Juliano Heinen; a procuradora do Município do Rio de Janeiro Vanice do Valle; o auditor Federal Odilon Cavallari; o professor Carlos Ari Sundfeld e o advogado Flávio Amaral Garcia.


18 de outubro de 2019