Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados participam do Curso de “Português Forense”

clique nas imagens para ampliar

Na manhã desta sexta-feira (22) foi iniciada na EMERJ a segunda turma do curso de “Português Forense”, destinado a juízes do Tribunal de Justiça do Rio. Com o objetivo de aperfeiçoar as formas de comunicação jurídica, o curso reúne em sala de aula 36 magistrados.

Técnicas de escrita, questões gramaticais, diferentes níveis de linguagem, estrutura e argumentação textual são temas abordados no curso coordenado pelo professor e formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) Gabriel Collaço. A primeira aula contou com a participação do diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.

“É muito importante trabalhar as formas de comunicação, principalmente com os magistrados, porque a formação deles exige essa comunicação, tanto no meio jurídico quanto com a sociedade”, disse o professor Gabriel.

Além dos conteúdos citados, as aulas contam com uma dinâmica de apresentação de letras de música, poesias, discursos análise de materiais publicados na imprensa.

“Eu trago uma metodologia criada por mim que sou um estudioso de didática e em conjunto com as metodologias ativas que nós trabalhamos no Curso de Formação de Formadores (FOFOS). Essas metodologias mexem não só com criatividade em sala de aula, mas também com a inovação e essa inovação será utilizada pelo magistrado no dia a dia no trabalho”, afirmou o professor.

As aulas são ministradas de acordo com as regras e determinações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).


22 de fevereiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.