Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados participam de curso sobre cláusulas contratuais no Direito Contemporâneo

clique nas imagens para ampliar

Nos dias 11, 18, 25 de março e 01 de abril uma turma de magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participam do curso “As Cláusulas Contratuais no Direito Contemporâneo”, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Com carga horária de 20 horas, o curso aborda questões sobre contratos e formas de organização econômico-social, direito dos contratos e sistemas de mercado, controle do conteúdo das cláusulas contratuais, cláusulas abusivas, entre outros.

O curso é coordenado pela juíza Maria Cristina de Brito Lima, doutora em Direito Público pela UERJ/RJ e mestre em Direito das Relações Econômicas pela UGF/RJ, que ministra as aulas ao lado do professor, advogado e mestre em Direito das Relações Econômicas pela UGF, André Roberto de Souza Machado.

O procedimento metodológico do curso utiliza a apresentação expositiva interativa, com uso de slides, seguida de análise e resolução de casos concretos. Há também momentos de estímulo ao debate entre os alunos, para que troquem argumentos, assumindo o papel de atores centrais do processo. A interação e a troca argumentativa entre os participantes visam a estimular a habilidade de expressão oral, escuta ativa e competências argumentativas e de convivência em grupo e em equipe, qualidades importantes para o exercício muitas vezes solitário da judicatura.


11 de março de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ