Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promove palestra sobre “Lesbocídio”

clique nas imagens para ampliar

No dia 5 de abril, os Fóruns Permanentes de Direitos Humanos e de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverão um encontro para debater o tema “Lesbocídio: Violência Invisível”.

Participam da abertura, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca e a juíza Adriana Ramos de Mello. Como palestrantes, Fernanda Gomes de Almeida, Alessandra Kelly Tavares e Suane Felippe Soares. A antropóloga social e professora Lívia Paiva será a mediadora do debate.

“A ideia é abrir um debate sobre a lesbofobia a partir da exposição de casos concretos de mulheres lésbicas que foram assassinadas por serem lésbicas. Recentemente o crime de estupro coletivo foi tipificado e incluído no Código Penal pela Lei 13.718/18. Essas e outras violências que tem como causa a orientação sexual e são destinadas à mulher serão debatidas no evento”, disse Lívia Paiva.

Na ocasião, será discutido o dossiê “Lesbocídio – As histórias que ninguém conta”, que revela uma pesquisa de três anos consecutivos sobre a morte de mulheres lésbicas no Brasil. Também será exibido o documentário “Eu Sou a Próxima”, construído com relatos de mulheres lésbicas, principalmente negras, sobre as violências sofridas e direitos apagados.

Poderão ser concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do encontro, e, aos servidores do TJRJ, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária. A entrada é franca e para se inscrever ou obter mais informações, basta acessar o link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/lesbocidio-violencia-invisivel.html

O evento será realizado às 17 horas, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar, Centro do Rio.


02 de abril de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ