Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente promove reunião e lançamento de livro sobre alienação parental


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ promoveu, na última segunda-feira, dia 04 de novembro, a 60ª reunião do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos, que debateu sobre “Mediação e Práticas Colaborativas na Alienação Parental” no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Estiveram presentes a coordenadora geral do NUPEMEC, Claudia Maria Ferreira de Souza, representando o presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury; a professora Tania Almeida; e a advogada Caroline Tuffani David.

Palestrantes sobre “Métodos Autocompositivos na Resolução de Disputas Familiares”, Tania Almeida e Caroline David comentaram sobre a importância do evento e o lançamento do livro “Mediação e Práticas Colaborativas na Alienação Parental”.

Para a escritora da obra, é necessário achar novas formas para preservar a criança do conflito entre as partes: “Esses dois métodos de resolução de conflitos são muito importantes para a resolução de disputas familiares, principalmente em uma questão delicada como a alienação parental, em que um dos genitores promove campanhas difamatórias contra o outro genitor, afastando a criança da convivência com a outra parte. Precisamos pensar em outros meios, não somente o Judiciário, para preservar essa criança das disputas e diminuir esses casos de alienação parental”, comentou a advogada Caroline Tuffani. E completou, fazendo uma comparação entre a mediação no exterior e no solo nacional: “Estive nos Estados Unidos recentemente, onde a mediação já existe há anos e é totalmente arraigada. Aqui, ainda tentamos implementar essa cultura da mediação. Muita gente não conhece, então é importante abordamos o assunto para que as pessoas tenham conhecimento de que existem alternativas fora do Poder Judiciário para resolver questões e disputas familiares”.

Sobre o exemplar, comentou: “Não temos nenhum livro, de autor brasileiro, sobre práticas colaborativas. Todas as obras que temos atualmente são de três autores estrangeiros e traduzidos para o português”.

A professora Tania Almeida falou sobre o lançamento do livro, e comentou sobre a importância do mesmo: “A Caroline conseguiu juntar cinco temas muito importantes da atualidade, da nossa cultura em direção à auto composição. Esses temas são: métodos autocompositivos; disputadas familiares; mediação; práticas colaborativas; e alienação parental. O lançamento do livro é muito importante pois ele terá um ótimo alcance. Chegará a profissionais que não conhecem essa forma de cuidar da alienação parental. Acredito que a obra terá uma repercussão enorme”.


5 de novembro de 2019