Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialistas em gestão da solução de conflitos ministram aulas em curso para juízes


clique nas imagens para ampliar

Magistrados iniciaram, nesta sexta-feira (5), o curso de formação continuada “Gerenciamento do Processo e Gestão da Solução de Conflitos”, coordenado pelo desembargador César Felipe Cury.

Na aula inicial, foi apresentado o tema “Sistema de Justiça Contemporâneo: Eficiência e Qualidade da Justiça” pelo desembargador César Felipe Cury e pela coordenadora geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Claudia Maria Ferreira de Souza.

“A importância do juiz como gerenciador do processo é distinguir o conflito do litígio, e a partir dessa distinção identificar outros métodos de solução”, destacou o desembargador Cury.

Segundo o desembargador Cury, o juiz contemporâneo não é mais o que tem somente o processo como instrumento de trabalho: “Além dos processos, podemos resolver e prevenir conflitos através das metodologias autocompositivas - mediação e conciliação - e as heterocompositivas, que são o processo judicial e arbitral. Mas além desses métodos, existem muitos outros poucos utilizados e difundidos no Brasil, que precisam ser explorados”.

Na aula seguinte, que ocorrerá no dia 08 de julho, o juiz do TJRJ Gustavo Quintanilha Telles de Menezes abordará “Gestão do Tratamento de Conflitos e Pluralidade Processual”.

Durante as 20 horas/aula, os juízes contam com aulas expositivas dialogadas e técnicas de metodologia ativa.


05 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ