Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ recebeu José Calvo González, um dos maiores estudiosos do Direito e da Literatura

clique nas imagens para ampliar

José Calvo González, um dos maiores estudiosos do Direito e da Literatura, autor de dezenas de livros e artigos científicos e professor catedrático de teoria e filosofia do direito da Universidad de Málaga esteve na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (8) para falar sobre “Direito, Literatura e Decisão Jurídica”.

O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão da EMERJ, e contou também com a palestra do jurista e presidente do Fórum, Lenio Streck, que apresentou diferentes perfis do juiz pela ótica da literatura.

A abertura foi conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade e os debates intermediados pela professora e membro do Fórum, Lucia Frota.

“O Direito dialoga com outros mundos; ele faz um diálogo interdisciplinar. O Direito se comunica com muitos campos do conhecimento como a sociologia, a antropologia, a filosofia, a psicanálise. Então trazer debates como este é fundamental para abrir os horizontes do jurista”, disse o diretor da EMERJ na abertura.

Os palestrantes falaram acerca dos temas “Os fatos da Hermenêutica da Decisão” e “Os Modelos de Juiz na Literatura”. José Calvo González discorreu acerca da coerência narrativa no Direito e disse que uma sentença traz justificativas de uma narrativa e uma sequência de fatos que constroem o Direito. Já Lenio Streck declarou “a literatura se ressente de narrativas que consagram um novo tipo de juiz. A função de julgar tem fascinado a literatura”, e apresentou diversos perfis de juiz existentes em contos, livros, peças de teatro e filmes, muitos antes mesmo da profissão existir.


9 de maio de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ