Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ recebe visita de juristas angolanos


clique nas imagens para ampliar

No último dia 26 de junho, um grupo de juristas angolanos – advogados, juízes, promotores e defensores públicos – liderados pelo tenente general Marcelino Franco foram recepcionados pelo desembargador Luciano Sabóia Rinaldi, representando do diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade; pela secretária-geral da EMERJ, Lucia Frota; e pela presidente da Amaerj, juíza Renata Gil.

O desembargador Luciano Rinaldi destacou a importância da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no âmbito jurídico nacional e explicou o mecanismo de ingresso na carreira da magistratura fluminense e as práticas peculiares ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“Os debates que acontecem na academia jurídica, como aqui, na EMERJ, através dos Fóruns Permanentes e seminários devem ser colocados em prática, e os Tribunais são os grandes laboratórios de Direito. Precisamos sair da teoria e fazer sempre uma projeção do que irá acontecer”, destacou Rinaldi.

O desembargador Rinaldi falou sobre as inovações tecnológicas utilizadas na EMERJ e no TJRJ, tais como intimação via WhatsApp, audiências e palestras por videoconferência.

A secretária-geral, Lucia Frota, falou sobre propostas trazidas pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, para internacionalizar a Escola: “Nós já tivemos dois Fóruns nos Estados Unidos da América, um sediado em Washington e o outro Maicon. Nesta gestão, a Escola está aberta para tudo que diz respeito a ‘extramuros’, inclusive para parcerias com a Angola”.

Na reunião também estiveram presentes o diretor do Departamento de Ensino, José Renato Teixeira Videira, a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger, e o promotor de Justiça Francisco Cardoso.

Ao final da reunião os visitantes angolanos fizeram um tour pela Escola.


02 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ