Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ participa do I Encontro das Escolas de Governo do Rio de Janeiro


clique nas imagens para ampliar

No dia 07 de agosto, a vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, representou o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, no evento “I Encontro das Escolas de Governo do Rio de Janeiro” promovido pela Escola de Advocacia-Geral da União da 2ª Região.

Dirigentes e representantes de Escolas de Governo do Rio de Janeiro reuniram-se com o propósito de apresentar suas escolas e de trocar experiências exitosas, assim como de promover a aproximação entre os gestores.

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia falou sobre o funcionamento administrativo da EMERJ. Informou sobre cursos e materiais acadêmicos oferecidos, que podem ser referência para outras escolas que estão iniciando.

Sobre as palestras e seminários gratuitos que a EMERJ oferece, a desembargadora disse: “Os Fóruns Permanentes da Escola têm uma particularidade muito interessante, pois são também abertos a sociedade civil; vejo isso como uma marca democrática e dialogal que temos que implantar. Falar para nós mesmo, não me parece um caminho de conhecimento e crescimento”.

A desembargadora destacou três aspectos importantes durante o evento: “Construir redes entre os gestores, levar os profissionais de todas as áreas da educação corporativa para as escolas e por último criar uma interface cada vez mais forte com a sociedade civil e trazê-la para conversar com o Judiciário”.

Além da EMERJ participaram as Escolas da AGU, do Tribunal de Contas e Gestão do TCE-RJ, a Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), o Centro de Estudos PGM-Rio, o Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do RJ, a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RJ, a Escola Superior de Advocacia (OAB-RJ) e a Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região.

Ao final do encontro, as lideranças de cada instituição firmaram um Protocolo de Intenções que prevê ações conjuntas para o fortalecimento de suas atividades de desenvolvimento de agentes públicos e da sociedade. A expectativa é, a partir de reuniões de trabalho bimestrais e outros instrumentos, convergir numa pauta de troca de conhecimentos em prol da gestão pública e da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.


08 de agosto de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ