Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ homenageia desembargador Ricardo Cardozo, diretor-geral no biênio 2017-2018


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou, na última terça-feira, dia 3 de dezembro, uma homenagem ao desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ex-diretor-geral da instituição. A foto do magistrado agora preenche a Galeria dos Diretores da EMERJ.

Estiveram presentes à solenidade o desembargador Reinaldo Alberto Pinto Filho, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e a desembargadora Elisabete Filizzola Assunção, 3ª vice-presidente do TJRJ. Participaram também magistrados, amigos, familiares e autoridades.

O atual diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, conduziu a solenidade e destacou a brilhante atuação do desembargador Ricardo na EMERJ e no TJRJ. E disse: “É uma grande satisfação estar aqui hoje. Quando cheguei na EMERJ, percebi que o desembargador Ricardo foi um diretor muito querido por todos. Uma das preocupações que temos quando vamos assumir uma posição como essa, é chegar e encontrar algo fora do lugar, mas não encontrei nada. A Escola da Magistratura estava arrumada. É um momento muito especial. Mais do que homenagear meu antecessor, homenageio hoje um amigo”.

Emocionado, o desembargador Ricardo Cardozo agradeceu pelo carinho recebido. Em sua fala, lembrou do apoio que teve em sua gestão, citando, um por um, os nomes dos funcionários. Ao lado de sua esposa, Marta de Almeida Rodrigues Cardozo, falou: “Hoje só vejo amigos aqui. É muito emocionante chegar na EMERJ, depois de dois anos, e encontrar esse carinho, sentir que as pessoas vieram aqui me prestigiar por ter uma boa ligação. Foi uma grande caminhada até chegar na direção da Escola da Magistratura, mas foi um sonho que eu tinha desde a criação da instituição”, disse.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Ricardo Rodrigues Cardozo entrou para a magistratura em 1988 e é desembargador do TJRJ desde 7 de abril de 2003, com assento efetivo na 15ª Câmara Cível Consumidor do Tribunal.

Foi diretor-geral da EMERJ no biênio 2017/2018. Em sua gestão, implementou projetos inovadores, reafirmando o compromisso da Escola da Magistratura com a formação técnica e ético-humanista de juízes, além de contribuir para a reflexão de temas de interesse de toda a sociedade por meio dos Fóruns Permanentes.


04 de dezembro de 2019