Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ debate normas alemãs para novas tecnologias

clique nas imagens para ampliar

Carros que trafegam pelas ruas sem motorista deixaram as telas do cinema – filmes de ficção – há muito tempo. Hoje, montadoras como Volvo, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Land Rover já fabricam veículos autônomos.

E empresas de tecnologia, como Google e Uber, também testam os automóveis inteligentes. Mas como determinar as normas para o funcionamento desses robôs?

A Alemanha é um dos primeiros países a legislar sobre o uso de carros autônomos. Mas o veículo precisa circular por zonas seguras, mapeadas e preparadas para a tecnologia.

A lei alemã determina: o piloto automático não substituirá o motorista e o sistema tem que poder ser desativado ou cancelado a qualquer momento. Para descobrir o culpado em caso de acidente, os veículos terão uma espécie de "caixa-preta", um aparelho que mostrará informações da viagem e que permitirá esclarecer se houve falha humana ou técnica, da qual o motorista não pode ser responsabilizado.

“Os Debates sobre o Enquadramento Jurídico no Emprego de Carros Autônomos na Alemanha e Europa” foi tema do evento “Desafios das Novas Tecnologias para o Direito Penal”, nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, na EMERJ. O jurista alemão Eric Hilgendorf, que atuou na comissão de ética do governo da Alemanha sobre direção automatizada, agradeceu o convite da EMERJ. Ele considera relevante a troca de ideias sobre novas tecnologias. “Na Alemanha, a legislaçãosobre carros autônomos é muito importante e pode ser muito relevante para o Brasil também. No futuro, esses carros deverão trafegar pelo Rio de Janeiro”. Para o professor, o Sistema Jurídico Alemão e o Brasileiro são muito próximos. “Essas questões envolvem muitas áreas do Direito: Civil, Penal e Administrativo. E é importante também para o Direito dos Seguros. Acredito que as ideias alemãs podem ser importadas pelo Brasil”.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, abriu o evento falando da honra da EMERJ em estimular esse intercâmbio: “Uma das minhas metas na Escola da Magistratura é a internacionalização da Escola.

Hoje, num mundo globalizado como o nosso, é fundamental essa troca de experiência entre países, governos e instituições de ensino. Nada mais apropriado do que falar de tecnologia no século XXI. Estamos nos antecipando a algo que vai fazer parte do nosso cotidiano”.

“A Infiltração Online como Medida de Investigação no Processo Penal”

A segunda palestra do encontro, sobre o tema “A Infiltração Online como Medida de Investigação no Processo Penal”, foi ministrada pelo mestre em Direito Penal, Orlandino Gleizer. O convidado falou sobre a infiltração policial virtual – investigação de agentes de polícia por meio da internet – considerada um avanço nas técnicas especiais de investigação criminal.

Gleizer explicou que se trata de um método oculto de investigação, em que os investigadores se utilizam de ferramentas para driblar o sistema de proteção de sistemas informáticos de todos os dispositivos, computador, smartfones, agendas virtuais, etc. Por ser uma grande invasão, os investigadores têm acesso a tudo o que está salvo e não só aos elementos da investigação, podendo acessar fotos pessoais e documentos sigilosos.

“É uma invasão muito grande nos Direitos Fundamentais de Privacidade. E é importante afirmar que aqui no Brasil não há uma legislação que autorize essa medida”.

Ele explicou que o legislador alemão criou um dispositivo específico para essa medida porque o Tribunal Constitucional tinha entendido que se tratava de uma invasão muito grave para ser autorizada como analogia por outras normas autorizativas de intervenção, e destacou: “Na Alemanha, esta medida só pode ser considerada para delitos extremamente graves, como a pedofilia, por exemplo”.

Participaram do encontro o professor Davi Tangerino, como debatedor, magistrados, outros operadores do Direito e estudantes.

Ao final do evento, foram lançados os livros “Manual da Parte Geral do Direito Penal” e “Introdução ao Direito Penal da Medicina”, do professor Eric Hilgendorf, traduzidos para o português.


18 de fevereiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.