Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ apoia a Campanha do Laço Branco


clique nas imagens para ampliar

Seis de dezembro é o dia de mobilização e promoção de homens pelo fim da violência contra a mulher - Campanha do Laço Branco -, que mobiliza mais de 50 países em todo o mundo.

A EMERJ, que tem o compromisso de tratar de temas de interesse de toda a sociedade, promove durante todo o ano eventos que abordam o tema, por meio do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e dos cursos para juízes. Esta semana, o curso “ Feminicídio – Aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco” trouxe 50 juízes para a sala de aula.

“Só quando todos estiverem engajados nessa luta do combate à violência contra a mulher, teremos uma sociedade igualitária e mais justa, em que todos e todas possam viver em paz”, destacou a juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum e professora responsável pelo curso.

Entre os professores do curso está o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rodrigo Capez, que falou da importância da campanha: “Nós não podemos pensar apenas em enfrentamento à violência doméstica após o seu cometimento. Temos que pensar sempre na prevenção, em ações preventivas. E todas as ações que levem à conscientização, principalmente dos homens, a respeito do fenômeno da violência doméstica são relevantíssimas.

Muitas vezes os homens reproduzem comportamentos que aprenderam de forma irrefletida. É uma cultura de patriarcado que ele replica, reproduz. Então todas essas campanhas que visam despertar nos homens a atenção para esse fenômeno são de extrema importância”.

Laço Branco

A Campanha do Laço Branco teve início no Canadá no fim da década de 1980, depois que um homem assassinou 14 estudantes, todas mulheres, gritando que odiava o feminismo - um crime que ficou conhecido como “o massacre de Montreal”.

Hoje, mais de 50 países aderem à Campanha, que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas ao tema.


06 de dezembro de 2019