Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador Gabriel Zéfiro é homenageado na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

A tarde desta segunda-feira, dia 14 de outubro, foi marcada por homenagens na EMERJ. Magistrado desde 1990, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.

Abrindo a cerimônia, o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, lembrou da história entre os dois e fez questão de apontar o desembargador Gabriel Zéfiro como um exemplo a ser seguido:

“Conheço o desembargador Gabriel Zéfiro antes mesmo da magistratura. Inclusive, quem me trouxe para a Escola foi ele. Fizemos parte da primeira turma, a piloto. Eu não faço essa homenagem por conta da amizade, é algo merecido.

Ele faz parte da história da EMERJ. Sempre foi um modelo de pessoa e honradez. Como magistrado, está acima de qualquer suspeita, o que é o mais importante”, disse.

O desembargador Wagner Cinelli também prestou homenagens: “É uma felicidade estar aqui presente. O desembargador Gabriel Zéfiro é um colega que está sempre envolvido com tudo da instituição e muitas vezes nos ajuda silenciosamente”, comentou.

Ao lado de amigos e familiares, o desembargador Gabriel Zéfiro agradeceu pela homenagem e lembrou de outro magistrado em sua fala:

“Quero agradecer a presença de todos. Eu não gosto tanto de homenagens, mas gosto muito de trabalhar, do que eu faço. E quem trabalha com o que gosta se diverte. Quero dedicar esse momento ao desembargador Cláudio Vianna de Lima, pois foi um homem que marcou muito a minha vida. Todos estão aqui por causa dele, pois ele criou a EMERJ, que foi a primeira Escola da Magistratura do Brasil. Trabalhei aqui de 1990 a 2006, foram 16 anos ininterruptos. Desejo que a EMERJ seja muito feliz, que continue contribuindo para que as pessoas estudem e melhorem seus pensamentos para que o mundo jurídico se aperfeiçoe cada vez mais. É importantíssimo para o Brasil que as pessoas pensem mais e melhor. Novamente, meu muito obrigado”.

Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Gabriel Zéfiro é especialista em Direito Processual Civil, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Em 1987 foi promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais e, no ano seguinte, atuou como defensor público e promotor no Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1990, atuando como juiz de Direito. Na EMERJ, coordenou o Curso de Formação de Magistrados de 1995 a 2007. Atualmente é desembargador com assento efetivo na 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e membro do Órgão Especial do Tribunal.

Os desembargadores Mauro Pereira Martins, Agostinho Teixeira de Almeida Filho e Marcelo Castro Anátocles Ferreira também participaram da solenidade.


14 de outubro de 2019