Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador Cesar Cury coordena Curso de Formação de Mediadores na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, foi dado início na EMERJ ao “Curso de Formação de Mediadores Judiciais – Turma III”, tendo como coordenador o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e presidente do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos da EMERJ, desembargador Cesar Felipe Cury.

O desembargador ressaltou na abertura do curso: “É gratificante ver 40 pessoas aqui presentes. Isso mostra que estamos no caminho certo. Como coordenador do Núcleo de Mediação, tenho como uma das minhas obrigações formar os mediadores que irão trabalhar em nossos Centros Judiciários de Solução de Conflitos. Meu objetivo aqui, hoje, é fazer com que todos se contextualizem, se insiram no contexto, e possam se reconhecer no ambiente da mediação”. E completou: “Vamos traçar um panorama geral. Falando de uma forma pessoal, hoje vamos mudar nossas vidas. Vamos mudar o jeito com que nos relacionamos conosco e com os outros. Será uma transformação, e para melhor. O mundo está repleto de tribos e grupos diferentes, temos que sempre buscar nos relacionarmos da melhor forma possível”.

No primeiro dia de curso, foram abordados os temas: “Cultura da Paz na Pós-modernidade”; “Política Pública Brasileira de Tratamento Adequado de Conflitos”; “Princípios Constitucionais: Princípio do Acesso à Justiça e Pacificação Social”; “Princípio da Dignidade da Pessoa Humana”; “Mudança de Paradigma: o Papel do CNJ, Tribunais e Instituições Públicas e Privadas”; Os Avanços Alcançados no TJRJ”; e “As Perspectivas Diante de um Novo Cenário”.


23 de setembro de 2019